Irga de Cachoeira reúne 120 pessoas no 12º Seminário do Arroz Irrigado
A doutora Mara Grohs, engenheira agrônoma do Irga, abordou os mais recentes resultados da pesquisa regional em arroz irrigado e soja em áreas baixas.
O Instituto Rio Grandense do Arroz promoveu na quarta-feira (26) o 12º Seminário do Arroz Irrigado no Parque da Fenarroz, em Cachoeira do Sul. O evento, que começou às 8 horas e se prolongou até 15h30min, contou com a participação de 120 pessoas, entre produtores, estudantes e técnicos da área agrícola.
A programação começou com o coordenador da região Central da autarquia, engenheiro agrônomo Pedro Hamann, apresentando os resultados da safra 2018/2019 e fazendo uma avaliação financeira da atividade orizícola. A seguir, a doutora Mara Grohs, engenheira agrônoma do Irga, abordou os mais recentes resultados da pesquisa regional em arroz irrigado e soja em áreas baixas.
O economista da Farsul, Antônio da Luz, enfocou o panorama do mercado do arroz na sequência. Após o almoço (carreteiro servido pelo Irga), a equipe da empresa Delta Plastics falou sobre o uso de politubos para irrigação na rotação soja-arroz. O doutor Sylvio Bidel Dornelles, professor da Universidade Federal de Santa Maria, discorreu após sobre o manejo de plantas daninhas de difícil controle na cultura do arroz, com foco no presente e no futuro.
O seminário terminou após a apresentação do prognóstico climático por parte da doutora Jossana Cera, meteorologista do Irga. O evento contou com apoio do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, Sistema Farsul, Delta Plastics e Motobombas Flutuantes.