Irga demonstra projetos na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

O Irga montou estande no Parque do Sindicato Rural, onde os produtores recebem informações sobre manejo de lavouras para alta produtividade, projeto Clearfield, redução dos custos de produção e gestão ambiental.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza uma série de atividades durante a programação da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, inaugurada nesta quinta-feira (24) e que se estende até o domingo (27), em Dom Pedrito (RS). Nesta sexta-feira 25, às 9h, no Parque do Sindicato Rural, o presidente do Irga, Pery Sperotto Coelho, profere palestra sobre o andamento do Programa Arroz RS, lançado pelo Governo do Estado em 2003, e às 9h45min, o pesquisador do Irga Valmir Gaedke Menezes fala das estratégias de manejo para alta produtividade.

Conforme o diretor técnico da autarquia, Maurício Fischer, o Irga montou estande no Parque do Sindicato Rural, onde os produtores recebem informações sobre manejo de lavouras para alta produtividade, projeto Clearfield, redução dos custos de produção, gestão ambiental, além de outros temas de interesse do setor orizícola. O Irga também está participando da Vitrine Tecnológica, instalada na Estância Guatambu, e do circuito de visitação às lavouras do Projeto 10.

Os pesquisadores do instituto demonstram resultados obtidos com cinco cultivares gerados pelo instituto – Irga 422CL, Irga 421, Irga 420, Irga 417 e Irga 409 – e sistemas de manejo de Projeto desenvolvidos pela Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga, sediada em Cachoeirinha. Os especialistas apresentam ainda três manejos de aplicação nitrogenada na lavoura de arroz: com uréia, sem uréia, com uréia aplicada no seco – antes da entrada d’água) e com uréia aplicada na água.

Encerrando a participação no evento, o presidente e a direção do Irga acompanham sábado à noite, no Clube Comercial Sede Campestre, a entrega do Troféu “Homem do Arroz”, sendo que Coelho será um dos agraciados. No domingo, às 10h30min, ocorre a solenidade de abertura oficial da colheita do arroz da safra 2004-2005, que será realizada na Estância Guatambu, com a presença do governador Germano Rigotto e do secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter