Irga e Cesb firmam acordo de cooperação técnica para o Soja 6.000
Criado em 2015 pelo Irga, o Projeto Soja 6.000 faz parte do programa de manejo de soja em áreas de arroz irrigado para alta produtividade do Irga.
O Instituto Rio Grandense do Arroz e o Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) acertaram um acordo de cooperação técnica em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (7) na sede administrativa do Irga em Porto Alegre. O convênio será formalizado durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 2017, que ocorrerá de 16 a 18 de fevereiro em Cachoeirinha. O objetivo do Irga é permitir o ingresso no Cesb dos mais de 60 produtores que aderiram ao Projeto Soja 6.000. O Cesb já confirmou sua participação com um estande na Abertura da Colheita do próximo ano.
Pelo Irga, participaram do encontro o presidente, Guinter Frantz, o diretor técnico, Maurício Fischer, e o gerente da Estação Experimental do Arroz (EEA) de Cachoeirinha, Rodrigo Schoenfeld. Já pelo Cesb, compareceram o presidente, Luiz Nery Ribas, o diretor executivo, Luiz Antonio, e o coordenador técnico, Henry Sako. Após a reunião na sede, o grupo do Cesb foi conhecer as ações do Soja 6.000 na Estação de Cachoeirinha, onde ocorrerá a Abertura da Colheita 2017.
O acordo prevê também o intercâmbio de informações entre Irga e Cesb. “Entre os nossos objetivos está o de trazer para eventos aqui no Estado os campeões em produtividade de soja. O Irga está interessado em oferecer aos produtores gaúchos que hoje fazem ações diretas do Projeto Soja 6.000 todas as tecnologias disponíveis para possibilitar o incremento de produtividade”, explica Fischer. Com o convênio, os produtores do Soja 6.000 poderão participar do “Desafio de Máxima Produtividade”, tradicional concurso promovido pelo Cesb (leia mais abaixo).
O que é o Soja 6.000
Criado em 2015 pelo Irga, o Projeto Soja 6.000 faz parte do programa de manejo de soja em áreas de arroz irrigado para alta produtividade do Irga e o nome foi escolhido a partir da sua meta, que é atingir uma produtividade de 6 mil quilos por hectare. Os objetivos principais do Soja 6.000 são desenvolver práticas de cultivo para a obtenção de altas produtividades de soja; operacionalizar um sistema de transferências de informações; e gerar e difundir tecnologias nesta área .
O que é o Cesb
O Comitê Estratégico Soja Brasil surgiu em 2008. Sediada em São Paulo, o Cesb é uma entidade sem fins lucrativos formados por profissionais e pesquisadores de diversas áreas que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras em prol da sojicultura nacional. Seu objetivo é criar um ambiente nacional e regional que estimule os sojicultores e os consultores técnicos a desafiar seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras, que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade. O principal produto do Cesb é o “Desafio de Máxima Produtividade”, que desde 2008 vem contando com centenas de participantes que buscam atingir a meta de mais de 80 sacas por hectare


