Irga e Coceargs inauguram Unidade de Beneficiamento de Sementes de Arroz
O coordenador do Programa de Agroecologia do Irga, André Oliveira, avalia como fundamental para esse resultado a postura, seriedade e decisão dos integrantes da Coceargs frente ao processo de produção de sementes.
A Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), em parceria com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), inaugurou nesta terça-feira, dia 11 de outubro, sua primeira Unidade de Beneficiamento de Sementes de Arroz, no município de Eldorado do Sul. Atendendo a uma demanda antiga dos agricultores, a UBS foi disponibilizada pelo Irga em comodato e implantada com o objetivo de proporcionar autonomia na produção, menor preço e semente certificada de qualidade.
A unidade tem capacidade de selecionar 40 sacos por hora, além de armazenar 10 mil sacos. Atualmente, cerca de 300 famílias de agricultores assentados serão beneficiadas com a aquisição de sementes.
Para o presidente da Coceargs, Emerson Jacomelli, essa é a realização de um sonho. “O que recebíamos muitas vezes não era nem semente. Era um grão de péssima qualidade. A UBS é um passo muito importante e nos permite ter cada vez mais autonomia no processo de produção”, acrescenta ele.
Presente ao evento, o prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves, destacou o trabalho conjunto com a Coceargs desenvolvido há cerca de sete anos. “Sempre garantimos apoio à agricultura familiar, colocando sua produção na mesa do consumidor e na merenda escolar do município, oferecendo alimentos com a máxima qualidade aos nossos alunos”, declara o prefeito. “Vamos fazer da nossa agricultura familiar um modelo para todo o estado”, completa.
Na ocasião, o presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, assegurou a responsabilidade do governo em dar vazão às conquistas que promovem o desenvolvimento do Estado, principalmente oriundas das organizações sociais. “Tudo isso de que vocês têm orgulho é resultado de uma luta. Nós estamos apoiando porque vocês conquistaram e merecem o que estão alcançando”, enfatiza Pereira.
O coordenador do Programa de Agroecologia do Irga, André Oliveira, avalia como fundamental para esse resultado a postura, seriedade e decisão dos integrantes da Coceargs frente ao processo de produção de sementes. “Hoje é um dia extremamente feliz. Somos parceiros e continuamos na construção, pois a tarefa é árdua e temos muito trabalho pela frente”, afirma.