Irga e prefeitura de Santana do Livramento firmam protocolo para construção da Casa do Arrozeiro
No documento, a prefeitura se compromete a fazer a doação e encaminhar projeto de lei para a aprovação da Câmara de Vereadores.
No documento, a prefeitura se compromete a fazer a doação e encaminhar projeto de lei para a aprovação da Câmara de Vereadores. O Irga, por sua vez, fica responsável pela construção do imóvel. Hoje o 30º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do instituto está localizado naquele município em prédio alugado.
“Fomos muito bem recebidos em Santana do Livramento. O projeto está fluindo positivamente”, relata o diretor do Irga. “O terreno é excelente, amplo, localizado em bairro nobre e próximo do Centro da cidade. Com a Casa do Arrozeiro construída poderemos atender melhor o produtor e dar mais comodidade aos nossos servidores. Estamos trabalhando também para buscar recursos não apenas para essa Casa do Arrozeiro, mas também para as sedes que estão projetadas para Bagé e Alegrete. Assumimos o compromisso de conseguir as verbas para construir as três casas ainda no nosso mandato”, acrescenta.
O engenheiro civil do Irga, Décio Collatto, acompanhou o diretor a Santana do Livramento e conferiu a área que será cedida. “O terreno é bem localizado e com toda a infra-estrutura que precisamos. A Casa do Arrozeiro terá 150 metros quadrados, com salas para atendimento e local específico para realização de reuniões. Está tudo praticamente sacramentado, só faltam os trâmites burocráticos”, afirma Collatto.
O chefe do 30º Nate, o engenheiro agrônomo Lafayette Xavier de Moraes Neto, afirma estar muito feliz com a conquista. “Esse projeto reforça o compromisso do Irga com a comunidade de Santana do Livramento em geral. O Irga está aqui na cidade há mais de 30 anos e pela primeira vez teremos uma sede própria para atender ainda melhor aos anseios dos nossos produtores”.
O conselheiro do Irga em Santana do Livramento, José Antônio Tatsch da Silva, participou dos encontros com o prefeito e o presidente da Câmara local. “Essa é uma parceria construída pelo Irga, pela Associação dos Arrozeiros e pela Prefeitura, com destaque para o apoio do diretor Renato Rocha, que se dispôs a vir até Santana do Livramento para efetivar o protocolo de intenções. A Casa do Arrozeiro permitirá que o Irga tenha mais condições de oferecer um serviço ainda de melhor qualidade para o produtor. Essa parceria vai ficar para o resto da vida. Será um ganho para todo mundo”, acrescenta o conselheiro.
O secretário municipal da Agricultura, Reni Marinho, que participou das reuniões com o Irga, destaca a importância da iniciativa para a comunidade agrícola. “Estamos cedendo este terreno que fica em uma área central da cidade. A Casa do Arrozeiro vai ajudar a fortalecer ainda mais a agricultura de Santana do Livramento”, finaliza o secretário.