IRGA e SEDUC firmam protocolo de intenções para instalação de Estação Experimental da Campanha
(Por Daniel Tavares, Governo do RS) O Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) assinaram, nesta terça-feira, um protocolo de intenções para a instalação da Estação Experimental da Campanha em parceria com escolas da região. O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, marcando um passo importante na integração entre pesquisa, educação e desenvolvimento regional.
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou a relevância da iniciativa tanto para os estudantes quanto para o futuro da produção de arroz no estado. “Uma estação dentro de uma escola beneficia a todos. Ganham os nossos alunos, os nossos professores com apoio do IRGA, ganha o IRGA por preparar o terreno para futuros talentos na causa. O Brasil hoje é o celeiro do mundo, e para aumentar a produtividade precisamos de mais conhecimento. Portanto, celebro esse acontecimento.”, afirmou.
Raquel também lembrou do papel do arroz na alimentação escolar. “Precisamos aumentar o consumo de arroz na merenda escolar. Já temos experiências com competições entre as merendeiras, que desenvolvem várias receitas com arroz, mostrando a versatilidade e importância desse alimento”, disse.
O secretário adjunto da Agricultura, Mário Madalena, reforçou a dimensão estratégica da parceria. “Estamos nos colocando, enquanto Rio Grande do Sul, como um exemplo para a produção sustentável no Brasil. É muito importante o IRGA fazer essa interação entre as secretarias. Precisamos aumentar o consumo de arroz nas merendas escolares. O nosso objetivo é ampliar para poder replicar no país. O futuro passa pelo IRGA. Vida longa ao IRGA, à nossa SEDUC e que essa Estação Experimental seja um modelo de desenvolvimento para o nosso Pampa também”, destacou.
O prefeito de Dom Pedrito, Diego Rosa, enfatizou o impacto direto que a Estação terá na formação dos jovens da região. “A oportunidade dessa estação para os nossos alunos, de aprender ali do lado, de se desenvolver, de se capacitar como seres humanos, é muito importante. É aquele momento em que se decide a carreira, em que se decide o que quer para o futuro. Dom Pedrito fica eternamente agradecido ao IRGA pela oportunidade”, declarou.
O prefeito de São Borja, José Luiz Machado, e outras autoridades locais também acompanharam a assinatura.
Para o presidente do IRGA, Eduardo Bonotto, a parceria reafirma o papel histórico da instituição no desenvolvimento do estado. “É motivo de orgulho presidir essa instituição quase centenária, que presta serviços para a sociedade gaúcha, que gera empregos, gera oportunidades, promove o desenvolvimento de nossas cidades. Setenta por cento do arroz brasileiro sai do nosso estado. E isso é fruto dessas ações e do trabalho de toda essa gente. É a missão dessa instituição tão linda”, ressaltou.
Representando a comunidade escolar, a professora Mari Zoe celebrou o momento. “É muito bom, um sentimento muito feliz conduzir esse processo junto aos alunos, junto aos professores. Saber que é uma entidade que promove sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico. Eu espero que essa parceria seja muito duradoura”, disse.


