Irga entrega estudo a prefeito de Pelotas

Levantamento que indica queda no valor bruto de produção de arroz no Rio Grande do Sul foi entregue ao prefeito Bernardo de Souza pelo diretor comercial do Irga, Rubens Silveira.

O diretor comercial do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, entregou ao prefeito de Pelotas (RS), Bernardo de Souza, e ao vice Fetter Júnior, cópia de estudo, elaborado pelo Instituto, sobre a estimativa da queda do valor bruto da produção do arroz no estado para o ano de 2005, caso persista a atual conjuntura na Zona Sul, com o preço do produto excessivamente baixo.

O estudo enfatiza a importância da cultura orizícola para os municípios da Zona Sul do estado, o valor que a cultura movimenta nas cidades e a evolução nos últimos três anos da lavoura, em relação aos tributos, empregos, Produto Interno Bruto (PIB) e Valor Bruto da Produção (VBP).

Segundo Silveira, caso se mantenha o preço do arroz, R$ 300 milhões deixarão de circular na Zona Sul do estado, só na área rural, causando reflexos sociais como, desemprego e não permanência do produtor na atividade.

A perda gerada pela queda da receita de arroz repercute em todos os setores da economia dos municípios arrozeiros. “Isto afetará a indústria de beneficiamento de arroz, além de reduzir signifiticamente os valores que realimentariam o fluxo comercial nas cidades.

MOBILIZAÇÃO

O diretor do Irga convidou o prefeito Bernardo de Souza para liderar mobilização dos prefeitos da Zona Sul para participarem de encontro no dia 9 de junho, às 14h30min, no auditório da Fenadoce. “A idéia é reunir lideranças da região, como deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais de Agricultura e Fazenda, além de entidades empresariais, para tentar reverter este quadro”. Silveira destaca a condição de Pelotas como maior parque beneficiador de arroz da América Latina.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter