Irga implantará a Casa do Arrozeiro em Rio Pardo (RS)
Além de Rio Pardo, o escritório atenderá os municípios de Pantano Grande, Passo do Sobrado e a parte norte de Encruzilhada do Sul.
O prefeito de Rio Pardo, Joni Lisboa da Rocha, assina amanhã, dia do bicentenário do município, o protocolo de doação do terreno onde o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) irá construir a Casa do Arrozeiro. As tratativas se iniciaram em março. Em junho, quando o presidente do Instituto, Maurício Miguel Fischer, e o chefe de Gabinete do órgão, Carlos Rafael Mallmann, estiveram reunidos com o prefeito, foi definido o local para edificação da sede para a implantação de um escritório do Núcleo de Assistência Técnica.
Conforme dados do Irga, Rio Pardo é um dos municípios produtores de arroz de maior expressividade no Rio Grande do Sul, registrando uma produtividade média equivalente a 11% da produção prevista para a regional da Depressão Central. Das 235 lavouras contabilizadas pelo Censo da Lavoura de Arroz Irrigado do Estado, safra 2004/2005, 163 delas se encontram em território rio-pardense. Além de Rio Pardo, o escritório atenderá os municípios de Pantano Grande, Passo do Sobrado e a parte norte de Encruzilhada do Sul.
O prefeito Joni Rocha destaca a importância que a cultura do arroz possui no município, e a necessidade de haver esta parceria para que ações de desenvolvimento sejam realizadas. Segundo Rocha, o incentivo à economia primária sempre foi defendido em seu governo. Somente em 2008, a Prefeitura realizou ações importantes voltadas ao benefício do homem do campo. Como exemplo de algumas delas, estão a entrega de tratores às Associações Pró-Desenvolvimento do interior do município, apoio ao Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, implantação do Projeto Vitamina que unifica a produção simultânea da fruticultura e do leite e diversos outros trabalhos que elevam a receita do município.
A partir da assinatura do protocolo de doação, o Instituto Rio Grandense do Arroz dará início ao processo de instalação da Casa do Arrozeiro em Rio Pardo, que funcionará como meio de assistência técnica aos produtores.