Irga inspira produtores estrangeiros em Gira Internacional do Flar

 Irga inspira produtores estrangeiros em Gira Internacional do Flar

Pesquisas do Irga servem como referência para outros países

Evento continua no Rio Grande do Sul até o final desta semana com 32 participantes.

Com o intuito de compartilhar experiências e conhecimento entre os participantes do Fundo Latino-Americano do Arroz Irrigado (Flar), acontece até o dia 25 deste mês a décima edição da Gira Técnica Internacional.

O roteiro começou nesta quinta-feira (17) na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha, Região Metropolitana. Os 32 participantes, entre eles, produtores rurais, pesquisadores, agrônomos e dois diretores de associações de produtores, acompanharam ensaios de época de semeadura (chamados de bioclimáticos), de fertilidade, de início de irrigação e de controle de plantas daninhas, apresentados pelo gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld. O Irga e o Flar buscaram ressaltar durante o encontro os pontos primordiais que visam garantir o alto rendimento na lavoura.

O roteiro deve seguir pelas regiões produtoras de arroz no RS

“Faz mais de 30 anos que estes ensaios de época de semeadura começaram a ser feitos aqui em Cachoeirinha e o trabalho é conduzido em rede, todas as estações do Irga contam com os bioclimáticos e eles foram um dos diferenciais que possibilitaram o aumento da produtividade no Rio Grande do Sul”, declara o gerente.

Os participantes, que vieram de países sócios do Flar, como Honduras, Chile, Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela, vão percorrer as principais regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul durante oito dias para conhecer a tecnologia utilizada, focando também a rotação de culturas.

“Colocar o Irga como referência técnica na América Latina no que se refere ao arroz é muito importante e a Gira proporciona um grande intercâmbio de ideias. Acredito que o Irga tem muito mais a dar do que a receber, mas acho que, quando estamos abertos para estreitar relações, sempre aprendemos alguma coisa também”, ressalta Luciano Carmona, consultor do Flar no Brasil.

Esta é a décima edição da Gira Técnica Internacional do Flar

O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do cereal no Brasil. Os participantes avaliaram como positiva a visita à Estação Experimental do Irga. “O que nós vimos aqui é o que nós queremos como produtores, ter algo que se adapta a cada data. Tudo que presenciamos, vimos com bons olhos, como forma de aprendizagem”, avalia o produtor rural de Honduras, Humberto Zonega.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter