Irga lamenta morte do ex-presidente Adriano Piegas
Piegas foi responsável pela filiação do Irga ao FLAR e pela criação do Nate de Cacequi.
O Instituto Rio Grandense do Arroz está em luto pelo falecimento, ocorrido nesta terça-feira (12), de seu ex-presidente João Adriano de Paula Piegas, aos 73 anos, vítima de Covid-19 (novo coronavírus). Ele comandou a autarquia de 15 de junho de 1992 a 17 de abril de 1995 e residia em São Borja (RS), sua cidade natal.
Nomeado pelo então governador Alceu Collares, Piegas marcou sua passagem pelo Irga, entre outras realizações, pela filiação do instituto ao Fundo Latino-americano de Arroz Irrigado (Flar), que ajudou a criar em 1995. Em 2015, Piegas foi um dos homenageados na celebração dos 20 anos do Flar. Sua gestão contribuiu para o desenvolvimento da cultivar Irga 417, a primeira do tipo agronômico moderno, e para a abertura do 26º Núcleo em Cacequi. Também firmou acordo para constituição de um fundo de financiamento para pesquisa na área de arroz irrigado, na origem do Projeto 10.
Conforme a família, Adriano Piegas fundou, em 1974, junto com Renato Bonfá, a Lavrosul Comércio e Representações Ltda., empresa que dirigiu até os últimos momentos, e também a ABA Aviação Agrícola. Ele também se dedicou à pecuária e à agricultura, sendo que por mais de 30 anos cultivou arroz irrigado. Destacou-se também nas diretorias do Sindicato Rural de São Borja; da Crediborja- Cooperativa de Credito Sicredi; da Cooperativa Imembuy; e do Aeroclube de São Borja.
Ele era casado com Ivonira Bastos Piegas (Noca) há 50 anos e deixa dois filhos: Helder e Manuela e as netas Clara e Maya. O enterro ocorreu em São Borja, após cerimônia restrita à presença de familiares.
Em nome de todos os funcionários e servidores da autarquia, a Diretoria Executiva do Irga manifesta seu profundo pesar pelo falecimento e presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos do ex-presidente Adriano Piegas.