Irga lança Programa de Capacitação de Mão-de-Obra

Projeto para a Zona Sul do Rio Grande do Sul faz parte do Programa Arroz RS.

O programa Arroz RS, através do Irga – Regional Sul, lança o Programa de Capacitação de Mão-de-Obra em Manejo da Cultura do Arroz dirigido ao homem que trabalha diretamente nessa produção. Inicialmente, prevê a execução de 33 cursos que deverá habilitar mil trabalhadores na região, responsáveis pelo plantio e condução da lavoura de arroz.

O maior problema que se tem observado é a resistência e a quebra de paradigmas mantidos por muitos anos como: época de semeadura, quantidade de sementes, profundidade de semeadura, adubação, época de irrigação, altura de lâmina d”água, controle precoce de ervas daninhas e outras técnicas de manejo que compõem o núcleo de fatores capazes de proporcionar uma alavancagem na produtividade da lavoura de arroz.

Hoje o Irga, através da pesquisa e extensão, vem proporcionando técnicas de manejo que redundam em altas produtividades reduzindo o custo do saco de arroz para patamares mais baixos do que os encontrados convencionalmente. No entanto, um dos entraves ao programa é a aceitação dessas tecnologias pelos trabalhadores que ficam desconfiados e se acomodam em práticas que sempre foram feitas, mas que hoje estão obsoletas.

No estado deverá ser realizado 150 cursos que atingirá cerca de 5.250 treinados. Acredita-se que com o impacto do treinamento e a aproximação dos técnicos da instituição, no âmago da lavoura, que são seus trabalhadores, ouvindo-os, comprometendo-os com o processo, estaremos encurtando a distância da lavoura dos sonhos a da lavoura tradicional.

A Zona Sul como pioneira desse Programa reunirá, dia 12 do corrente, em Pelotas, o diretor-técnico Maurício Fischer, gerente da Dater, Luís Antônio Valente e o pesquisador da EEA Valmir Menezes. Após reunião que será realizada pela manhã, à tarde acontecerá o primeiro treinamento desta região, no município de Capão do Leão, na propriedade do senhor Everci Lobato. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter