Irga lança programa de manejo de soja em áreas de arroz
O projeto faz parte do programa de manejo de soja em áreas de arroz irrigado para alta produtividade do Irga e o nome foi escolhido a partir da sua meta, que é atingir uma produtividade de 6 mil quilos por hectare.
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Guinter Frantz, o diretor Técnico, Maurício Fischer, e o gerente de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld, lançaram, na tarde de terça-feira (16), o Projeto Soja 6000 durante o 1º Encontro de Produção de Soja em Terras Baixas do Brasil, realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre. O seminário é uma das atividades da programação dos 75 anos do instituto e foi promovido em conjunto com a Fundação Irga e empresas parceiras. Nos dias 15 e 16, representantes de empresas convidadas e técnicos que desenvolvem pesquisas na área de soja debateram com o objetivo de elaborar propostas para os próximos dez anos.
O projeto faz parte do programa de manejo de soja em áreas de arroz irrigado para alta produtividade do Irga e o nome foi escolhido a partir da sua meta, que é atingir uma produtividade de 6 mil quilos por hectare. Os objetivos principais do Soja 6000 são desenvolver práticas de cultivo para a obtenção de altas produtividades de soja; operacionalizar um sistema de transferências de informações; e gerar e difundir tecnologias nesta área.
Entre os próximos passos para a implantação do projeto estão previstas uma reunião de avaliação do seminário, a ser realizada em julho, a formação de comitês regionais e a definição das áreas de validação do Soja 6000 para a safra 2015/2016, em agosto e setembro, e a realização do 2º Encontro de Produção de Soja em Terras Baixas, programado para junho do próximo ano.
DEMANDAS – Na terça-feira o 1º Encontro de Produção de Soja em Terras Baixas do Brasil se encerrou com a apresentação dos cinco grupos formados durante o seminário com o objetivo de definir demandas do setor. Divididos em cinco equipes, os participantes discutiram para responder a quatro questões: quais os pontos fortes no uso da soja em rotação com arroz; quais os fatores limitantes; quais as prioridades para as áreas de pesquisa e difusão em relação à soja em rotação com arroz; o que o grupo gostaria de acrescentar ao tema. As principais propostas de cada grupo foram reunidas por uma comissão e apresentadas ao final do trabalho pelo engenheiro agrônomo do Irga Felipe Ferreira.
A programação dos 75 anos do Irga prossegue nesta quinta-feira (18), com a realização de palestras voltadas ao público interno na Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga em Cachoeirinha (Avenida Bonifácio Carvalho Bernardes, 1.494). Assessor especial da presidência do instituto, o engenheiro químico Gilberto Amato abordará o tema “O arroz é Saúde!” às 14 horas. Na sequência, estão previstas apresentações preparadas pela Divisão de Recursos Humanos, pelas Diretorias Comercial, Administrativa e Técnica. O encontro na EEA será encerrado com a divulgação do Planejamento Estratégico do Irga, a partir das 16 horas. Ainda na quinta-feira, a partir das 19h30min, ocorre o jantar em comemoração ao aniversário da autarquia, no Centro de Eventos da Casa do Gaúcho (Rua Otávio Francisco Caruso Rocha, 301, Praia de Belas), em Porto Alegre.
Na sexta-feira estão previstas, a partir das 9h30min, a inauguração de novas fotos na Galeria de Ex-presidentes do instituto, a apresentação de vídeos históricos e a entrega de placas a homenageados no Auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede do Irga em Porto Alegre (Avenida Missões, 342, Bairro São Geraldo).