Irga lança três cultivares de arroz na Expointer 2014
A pesquisadora e melhorista do Irga, Mara Lopes, explica que as variedades 429 e 424 RI estarão disponíveis para uso na lavoura comercial na safra 2015/2016.
Fioreze destacou ainda, a preocupação ambiental e social evidenciada no trabalho do Irga nos últimos anos que possibilitou a inclusão dos produtores familiares na adoção de novas tecnologias e crescimento econômico de seus negócios. “Esta é a oitava cultivar de arroz que o Instituto está lançando, além de desenvolver tecncologias para a soja, alternativas de plantio como os microcamalhões, mostrando a sua preocupação com o orizicultor e a diversificação da sua renda”.
De acordo com o presidente do Irga, Cláudio Pereira, os novos materiais vêm auxiliar os produtores como mais uma ferramenta para melhorar o desempenho de suas lavouras. “O instituto está sempre em busca de soluções técnicas para a lavoura de arroz”.
A pesquisadora e melhorista do Irga, Mara Lopes, explica que as variedades 429 e 424 RI estarão disponíveis para uso na lavoura comercial na safra 2015/2016. “Estas duas estão na fase de produção de sementes básicas”, explica e salienta que a Irga 430 deve chegar à lavoura comercial no ano seguinte, na safra 2016/2017. Segundo ela, durante o lançamento, além de folderes com as características das variedades, estarão disponíveis amostras com arroz em casca e descascado para que os interessados levem e possam testar o cozimento em casa.
Durante a apresentação, ela destacou as principais características das cultivares, como sua eficiência em áreas infestadas com arroz vermelho, como por exemplo, a IRGA 429, que pode ser cultivada no sistema de cultivo pré-germinado e nos demais sistemas de preparo de solo convencional, cultivo mínimo e plantio direto. É de ciclo médio e apresenta colmos fortes, o que lhe confere boa resistência ao acamamento de plantas. É moderadamente resistente a brusone na folha e moderadamente suscetível a brusone da panícula e resistente a toxidez por ferro no solo. Caracteriza-se por apresentar uma boa qualidade industrial e culinária dos grãos. Pode ser uma boa alternativa à IRGA 424, de mesmo ciclo, por ter melhor qualidade dos grãos. Nos ensaios conduzidos foi obtida a média de produtividade de 10.243 kg ha-1.
A cultivar IRGA 424 RI apresenta resistência aos herbicidas Only e Kifix, pertencentes ao grupo químico das Imidazolinonas, e por isso é alternativa de manejo para o controle do arroz vermelho. De ciclo médio, possui alto potencial de produtividade dos grãos, é resistente a brusone na folha e na panícula, excelente alternativa de cultivo em áreas com histórico de ocorrência de arroz vermelho e incidência de brusone, evitando-se o uso de controle químico para esta doença. Além disso, é resistente a toxidez por excesso de ferro no solo.
A IRGA 430 pode ser cultivada nos sistemas de preparo de solo convencional, cultivo mínimo e plantio direto, com ampla adaptação nas diferentes regiões orizícolas do Rio Grande do Sul, apresentando bom desempenho de produtividade dos grãos, com média de 10.243 kg ha-1. É de ciclo precoce, moderadamente resistente a brusone na folha e moderadamente suscetível a brusone da panícula e resistente a toxidez por ferro no solo. Caracteriza-se por apresentar boa qualidade industrial e culinária dos grãos.