Irga mostra em Cachoeira a melhor tecnologia para a lavoura

Tecnologias para altas produtividades foram apresentadas a 263 produtores de 16 municípios da Depressão Central.

O Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) apresentou na tarde de ontem, na Subestação Experimental do Arroz na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul, o melhor da tecnologia que está desenvolvendo em seus laboratórios e campos experimentais. Com a presença do diretor-técnico Maurício Fischer, um grupo de 20 técnicos e pesquisadores apresentou em sete estações experimentos e técnicas que estão sendo desenvolvidos ou aplicados pelo IRGA dentro do Programa Arroz-RS, que busca a alta produtividade, um nível elevado de qualidade do grão e, também, minimizar o impacto ambiental da cultura.

“A sustentabilidade da lavoura de arroz do Rio Grande do Sul é o grande objetivo de todo esse investimento em pesquisa que está sendo transferido a cada safra ao produtor gaúcho”, explicou Fischer.

O chefe do Departamento de Assistência Técnica do Irga, Luis Antônio Valente, explicou que o dia de campo regional em Cachoeira do Sul atendeu as expectativas do Irga. Estiveram presentes 263 produtores, com destacada presença para os cachoeirenses e as excursões de arrozeiros e técnicos de Candelária e Agudo.

Foram apresentadas aos produtores, estações com linhagens promissoras do programa de melhoramento, que poderão se tornar novas variedades nas próximas safras, técnicas do Projeto 10 para o manejo da lavoura, nutrição de plantas, controle e monitoramento de pragas, pesquisas com diferentes fontes de nitrogênio e densidade de semeadura.

Logo após as estações, os produtores se deslocaram para a Fazenda Teluque, de Astor Wallauer, onde participaram de um roteiro técnico direcionado ao manejo de alta tecnologia, e também foi servido um lanche.

Valente explicou que o Irga está realizando roteiros técnicos em todos os municípios das seis regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul. Afora isso, cada região realizará ao menos um dia de campo regional, como foi o caso deste de Cachoeira do Sul atendendo toda a Depressão Central, como forma de difundir ao maior volume possível de produtores as tecnologias para alta produtividade e permitir o debate entre técnicos e produtores e entre os próprios arrozeiros sobre as tecnologias e suas experiências pessoais na lavoura de arroz.

Os roteiros terminam no próximo dia 9 de março, com o tradicional Dia de Campo Estadual, realizado pelo Irga na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter