Irga participa da 14ª Festa Estadual do Feijão em Sobradinho
Evento tem como objetivo incentivar o consumo dos produtos arroz e feijão e disponibilizar conhecimento de novas tecnologias para melhorar a produção e a rentabilidade do setor. Mais de 80 mil pessoas devem conferir palestras e oficinas técnicas, atividades culturais e de lazer.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa da 14ª Festa Estadual do Feijão e Feira Agroindustrial de Sobradinho, que acontecerá de 30 de março a 03 de abril de 2011, das 09 horas às 21 horas, no Parque Municipal – Prefeito Marci Luiz Nardi – Parque da FEJÃO, no município. O evento tem como objetivo incentivar o consumo dos produtos arroz e feijão e disponibilizar conhecimento de novas tecnologias para melhorar a produção e a rentabilidade do setor. Mais de 80 mil pessoas devem conferir palestras e oficinas técnicas, atividades culturais e de lazer.
A feira traz o programa Feijão e Arroz – O sabor do Brasil com o tema “Qualificação da produção e estímulo ao consumo”. Com foco comercial, a feira visa destacar a importância do feijão na economia local e regional, além de fomentar o comércio, turismo e cultura da Região Centro-Serra. A abertura oficial da 14ª Festa Estadual do Feijão será realizada no sábado (02/04), às 11 horas
De acordo com o presidente do Irga, Claudio Pereira, a parceria com a autarquia no programa prevê uma série de atividades para estimular o consumo destes dois produtos que fazem parte da cesta básica do brasileiro, além de gerar milhares de empregos.
Segundo a presidente da entidade promotora Fejão, Tatiana Lisbôa, a 14ª Festa Estadual do Feijão, busca difundir o conhecimento técnico, trocar experiências, refletir acerca da cadeia produtiva do grão e gerar negócios por meio da feira comercial, além de promover o produto. “Os participantes poderão saborear e degustar pratos inovadores a base de arroz e feijão, além de receberem material informativo sobre a qualidade dos produtos”, salientou.
Participam produtores de todas as regiões do Estado, pesquisadores, extensionistas rurais, empresários do agronegócio, comerciantes, industrialistas, técnicos dos setores público e privado, estudantes, empresas de exportação e lideranças políticas ligadas com a cadeia produtiva do feijão e do arroz.
O evento, que é bianual, é promovido pela FEJÃO, entidade jurídica formada por membros natos representativos da Sociedade Civil Organizada, composta das principais lideranças de Sobradinho e que mantém parcerias com Entidades Locais, Regionais e Estaduais.
A décima quarta edição da feira tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Irga.