Irga participa de reunião do Comitê Administrativo do Flar

 Irga participa de reunião do Comitê Administrativo do Flar

Presidente do Irga e diretor técnico participaram

Participantes visitaram ensaios do Ciat na Colômbia .

Termina na tarde desta sexta-feira (20) a 38ª reunião do Comitê Administrativo do Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego (Flar), que ocorre em Cali, Colômbia. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, e o diretor Técnico, Maurício Fischer, estão participando do encontro, que se iniciou na manhã de terça-feira (17). Entidades da Argentina, Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e República Dominicana também enviaram representantes. As reuniões estão ocorrendo na sede do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

O evento foi aberto pelo diretor Executivo do Flar, Eduardo Graterol, na manhã de terça-feira, com apresentações de Fischer, pelo Irga, e de Joe Tohme, pelo Ciat. O encontro seguiu abordando assuntos como competitividade do setor arrozeiro na América Latina e Caribe, exposições sobre pesquisas na área, como redução na emissão de gases que provocam efeito estufa, experiências em fitomelhoramento e biofortificação do arroz, entre outras. Os participantes também realizaram visitas a experimentos de campo na Colômbia.

N a reunião do Comitê Administrativo foram debatidas ainda questões como planificação do Flar para 2016, novidades do programa de arroz do Ciat, experiências de Vietnã e Camboja com sistemas com secagem de arroz para pequenos agricultores, resultados do setor arrozeiro na América Latina e eleição da próxima sede do comitê, entre outros temas.

O Flar é uma parceria público-privada que busca melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção de arroz na América Latina, com enfoque na ecoeficiência. A entidade tem sede em Cali, na Colômbia. O Irga, único órgão brasileiro a integrá-lo, é um de seus fundadores. Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela também têm representantes no Flar.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter