Irga planeja investimentos em Uruguaiana

Uruguaiana tem uma das maiores produções de arroz da América Latina.

A direção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se reuniu nesta quarta-feira (5), com o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice, para tratar das futuras ações do Irga no município. O objetivo é vender um depósito antigo da Autarquia para a Prefeitura, que serviria como sede para algumas secretarias. Com a venda, o Irga usaria o dinheiro para investir em pesquisas na área de arroz na Fronteira Oeste.

– O prefeito confirmou o interesse de compra e esperamos que o
> negócio se concretize nos próximos meses -, afirma o presidente do Irga, Maurício Fischer.

O negócio envolveria a cedencia, por parte da Prefeitura Municipal, de uma nova área onde o Irga implementaria o escritório e um laboratório de análise de sementes. O processo de desimobilização patrimonial iniciado pelo Instituto visa direcionar os recursos da venda de imóveis ociosos para as áreas de pesquisa e administrativa. Em Uruguaiana, o Irga tem uma Estação Experimental.

– Pretendemos aplicar os recursos em pesquisa e transferência de tecnologia, construir um novo reservatório de água na Estação e intensificar a produção de sementes básicas -, afirma Fischer.

O município é um dos maiores produtores de arroz da América Latina. Com 96 mil hectares plantados, Uruguaiana deve colher 672 mil toneladas de arroz, cerca de 10% da produção gaúcha. Conforme o Censo da Lavoura de Arroz Irrigado, o município tem aproximadamente 170 produtores e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) vem do arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter