Irga prepara dia de campo de arroz e soja Evento será em Santa Maria, na UFSM
Manejo de plantas daninhas, qualidade de sementes, soja em terras baixas, manejo de nitrogênio em arroz e o plantio direto das duas principais culturas de verão em Cachoeira do Sul estão entre os temas que serão abordados no dia de campo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A atividade será no dia 24 de janeiro, no Centro de Eventos da UFSM, em Santa Maria.
De acordo com o coordenador regional do Irga, o agrônomo Pedro Hamann, são esperados cerca de 1,2 mil produtores e profissionais que atuam na agricultura no dia de campo. O Irga levará um ônibus com produtores de Cachoeira do Sul para Santa Maria. A passagem é gratuita e as reservas devem ser feitas direto com o Irga.
A agrônoma Mara Grohs destaca que será apresentada em Santa Maria a cultivar Irga 431 CL, que foi pré-lançada no ano passado, durante a 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha. Ela é uma nova opção para o controle do arroz vermelho nas lavouras e apresenta bom comportamento com relação a doenças, principalmente a brusone. Além disso, tem potencial para alta produtividade, podendo chegar a 11 toneladas de arroz por hectare.