Irga prepara supercarreteiro para a Expointer
Para comemorar a reedição do Congresso Brasileiro de Economia Orizícola, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está organizando um supercarreteiro para o próximo dia 28, data de encerramento da programação do evento.
Para comemorar a reedição do Congresso Brasileiro de Economia Orizícola, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) está organizando um supercarreteiro para o próximo dia 28, data de encerramento da programação do evento, que ocorrerá de 25 a 27 de agosto, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre/RS.
O carreteiro será oferecido no horário do almoço, durante a Expointer de Esteio, aos participantes do congresso e visitantes da feira. O cozinheiro encarregado do supercarreteiro será Carlos Munhoz, especialista na culinária gaúcha.
A idéia é realizar um banquete para 14 mil pessoas. Serão necessários 800kg de arroz, 1.000kg de charque, 200lt de óleo, 2.000lt de água, 250kg de tomate, 250kg de cebola, 70kg de massa de tomate, 250 unidades de pimentão, 25kg de sal, 200 molhos de tempero verde e 1kg de pimenta, além do cozinheiro e seis auxiliares.
Para comportar todos os ingredientes está sendo construída especialmente para o evento uma panela gigante de 5m de diâmetro, até então considerada a maior do mundo. O fogo para cozimento do supercarreteiro vai ser garantido com 5m³ de lenha. Para o serviço e distribuição da refeição vão ser necessárias 20 pessoas.
Natural de Santa Vitória do Palmar, situada no extremo sul do país, Carlos Munhoz se dedica há mais de 30 anos ao preparo de comidas típicas do Rio Grande do Sul. Entre suas especialidades o arroz de carreteiro, o feijão mexido e, como não poderia deixar de ser, o churrasco.
Exímio conhecedor das iguarias gauchescas, Munhoz já viajou por todo o Brasil divulgando as tradições locais. Também são freqüentes os convites do exterior. Em 2000, a propósito das comemorações dos 500 anos do Brasil, ele foi a Londres, promover as carnes do Rio Grande do Sul para exportação.
Seguro do seu talento, Munhoz não se deixa impressionar pelas proporções do megacarreteiro. O importante é ter confiança no que se faz. Talvez fosse mais difícil preparar uma pequena quantidade, brinca o cozinheiro.
Recentemente, ele realizou no Uruguai o que se pode chamar de ensaio para o megacarreteiro. Serviu mais de 10 mil pessoas, durante a Semana do Arroz, na cidade de Trinta y Tres. Experiente, Munhoz não conta o segredo, mas dá uma dica para o sucesso dos seus pratos: O fundamental é preparar as receitas com amor, com paixão às tradições.
Responsável pela metade da produção brasileira de arroz, o Rio Grande do Sul, através do Irga, resgata a edição do congresso, após 23 anos. Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o encontro terá como objetivo fortalecer o debate sobre os avanços da orizicultura, buscar alternativas para as dificuldades enfrentadas pelo setor, compartilhar conhecimentos através do intercâmbio entre os participantes e esclarecer a opinião pública sobre a importância do produto arroz.
Informações sobre inscrições pelo telefone 0800-541.2381 ou pelo site www.congressorizicola.rs.gov.br