Irga presta homenagem a servidores que pediram aposentadoria
Com a reforma da Previdência pelo Senado, servidores do instituto, alguns com mais de 40 anos de atividade no serviço público, decidiram antecipar a aposentadoria.
Uma solenidade no auditório Joaquim Monteiro da Cunha, na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz, homenageou um grupo de servidores de Porto Alegre que solicitou aposentadoria nos últimos dias. A solenidade, marcada pela emoção, ocorreu na tarde de segunda-feira (22), coordenada pelo presidente da autarquia, Guinter Frantz.
Com a aprovação da reforma da Previdência pelo Senado, servidores do instituto, alguns com mais de 40 anos de atividade no serviço público, decidiram antecipar a aposentadoria para evitar a perda de direitos. Essas vagas não serão preenchidas já que todos são do chamado quadro em extinção, criado pela lei estadual nº 13.930/2012.
Nesta semana, solicitaram aposentadoria: Ana Maria Goulart Lucho, Gilberto Acosta Silveira, Luis Rogério da Silva Santos, Maria da Graça Goulart Machado Rosa, Maria Leonilda Faria Lins, Milton Oliveira Machado, Paulo Renato Gomes Sias, Romero de Almeida Oliveira, Tânia Maria Dias Nahra, Victor Hugo Kayser, Vilmar da Silva Bueno e Vladimir Peixoto Fortes.
Na solenidade, o presidente do Irga agradeceu aos servidores pelos anos dedicados à instituição e entregou um cartão a todos. “É um momento difícil, pois sei que muitos gostariam de continuar na autarquia, mas que tiveram que encaminhar agora o pedido de aposentadoria. Quero dizer a todos que vocês fazem parte da história do Irga e se destacaram aqui, principalmente, pela eficiência e pela dedicação. Muito obrigado”, resumiu Frantz.
Gilberto Silveira lembrou seus 38 anos de Irga e fez um apelo aos colegas que seguem na autarquia. “Vocês é que vão levar o Irga para frente agora. Por isso, continuem lutando pelo instituto, pois o Irga é maior que tudo.”
Maria da Graça, em referência à mensagem estampada no cartão oferecido pelo presidente, comentou: “Eu faço parte da história do Irga, mas cada um de vocês também faz parte da minha história. Agradeço à família Irga e espero que todos sejam muitos felizes como eu fui aqui”.
Kayser, coordenador da Seção de Política Setorial, estava no Irga há 37 anos. “Estou muito emocionado. Essa foi uma decisão difícil, mas que precisava ser tomada. Agora, vamos trilhar novos caminhos, mas podem contar comigo para o que for preciso”.
Entre os homenageados, Rogério da Silva era o servidor com mais tempo de Irga: 41 anos. “Quero agradecer a todos, mas principalmente ao Irga por esses anos todos. Continuem a tocar a instituição para frente, vistam a camiseta”.
Em nome dos colegas do quadro ativo, o servidor Paulo Tavares fez uma agradecimento aos homenageados. “Temos que nos inspirar na trajetória desses colegas. Estamos vivendo um momento em que os servidores públicos parecem ser os culpados pela crise do Estado, mas na verdade somos a solução. Por isso, temos que buscar unidade e lutar pela manutenção do Irga como uma autarquia representativa como nossos colegas que estão se aposentando fizeram ao longo de sua trajetória”, acrescentou Tavares.