Irga promove 6º Congresso Brasileiro Orizícola

Evento do Irga, em Porto Alegre, deve mobilizar toda a cadeia arrozeira nacional.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove de 25 a 27 deste mês o 6º Congresso Brasileiro Orizícola, em conjunto com o 1º Congresso Latino-Americano de Economia Orizícola. O encontro ocorre no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael,em Porto Alegre, na semana que antecede a 27ª Expointer. O congresso volta a ser realizado após 23 anos e integra iniciativa da FAO, que declarou 2004 como o Ano Internacional do Arroz.

Os dois congressos devem receber representantes dos diversos pólos produtores do Brasil e do exterior. Em discussão, os avanços da orizicultura no estado, acordos internacionais já existentes, dificuldades enfrentadas pelo setor e métodos para uniformizar conhecimentos por meio de intercâmbios entre os participantes.

Entre as principais motivações para a reedição do congresso está o recorde de plantio este ano, no Rio Grande do Sul, que alcançou um milhão de hectares cultivados. A produção chegou a 6,31 milhões de toneladas, o que equivale à produtividade média de
6.110 quilos por hectare.

NOVOS MERCADOS

Produtor do grão há mais de 100 anos, o Rio Grande do Sul tem atualmente 133 municípios dedicados ao cultivo, em seis regiões. Aproximadamente 80% da colheita são vendidos a outros estados brasileiros. No âmbito do Mercosul, o estado contribui com cerca de 43% da produção de arroz e, em relação à América do Sul, participa com 26,8%. Considerando todo o continente americano (América do Norte, América Central e América do Sul), a participação gaúcha é de 16,7%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter