Irga promove o II Seminário do Arroz Irrigado em Agudo (RS)
Entre os destaques, está o tema Evolução e Perspectivas da Lavoura de Arroz, dirigido pelo chefe e engenheiro agrônomo do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga de Agudo, Clairton Petry.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Sicredi e a Cooperativa Agrícola Mista Agudo Ltda. promovem o II Seminário do Arroz Irrigado nesta terça-feira (1º), às 8 horas, no Pavilhão da Comunidade Evangélica em Agudo.
A programação se inicia às 9 horas, com a palestra Mercado, Gestão e Rentabilidade do Negócio Arroz, ministrada pelo Analista de Mercado do Instituto, Camilo Oliveira. Identificação e Controle de Pragas na Lavoura de Arroz é o assunto abordado pelo agrônomo da Cooperagudo, Décio Mundt, às 10 horas.
Entre os destaques, está o tema Evolução e Perspectivas da Lavoura de Arroz, dirigido pelo chefe e engenheiro agrônomo do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga de Agudo, Clairton Petry, às 11 horas. Após, às 11h40, será lançado a Campanha de Aumento de Produtividade que tem como objetivo aumentar a produtividade para 9 toneladas de arroz por hectare na safra 2010/11. Segundo Petry, a iniciativa é do Irga juntamente com outras entidades ligadas ao setor arrozeiro. Diversas ações serão realizadas, entre elas, roteiros técnicos e dias de campo, destaca.
No período da tarde, o ciclo de palestras segue com a palavra do engenheiro agrônomo da Monsanto, Saulo Tocchetto, que fala sobre Tecnologia e Aplicação de Herbicidas. O Consultor do Irga, Hector Ramirez, apresenta o tema Novas variedades, sistema Clearfield e manejo para alta produtividade.
O presidente do Irga, Mauricio Fischer, estará participando do encontro. A expectativa é que cerca de 400 pessoas, entre produtores, estudantes, pesquisadores e técnicos participem do evento. Serão distribuídas Agendas do Produtor para cada participante. O Seminário tem apoio da Emater, secretarias da Agricultura dos municípios de Agudo e Paraíso do Sul, Dickow & Cia. Ltda. e C&C Agronegócios.