Irga realiza dia de campo anual no próximo dia 9
O objetivo do evento é demonstrar pesquisas e tecnologias que vêm sendo implantadas pelo Programa Arroz RS.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove na próxima quarta-feira 9, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha (RS), o seu dia de campo anual. O objetivo do evento é demonstrar pesquisas e tecnologias que vêm sendo implantadas pelo Programa Arroz RS.
As saídas para o roteiro de campo iniciam-se às 7h30min e encerram-se às 10h. O diretor técnico do Irga, Maurício Fischer, informa que os participantes irão percorrer cinco campos experimentais, onde serão analisadas estratégias de manejo para lavouras de alta produtividade. Antes da saída de cada grupo será apresentado um vídeo institucional sobre os serviços prestados pela autarquia, desde a sua fundação há 65 anos.
Na primeira estação os técnicos do Irga apresentarão resultados das novas pesquisas sobre fertilidade de nutrição e as demandas de macro e micronutrientes para obtenção de altas produtividades. Na ocasião será distribuída uma publicação editada pelo Irga contendo orientações técnicas.
Os benefícios do preparo da lavoura na temporada de verão para a realização do plantio na época recomendada serão analisados na segunda estação. “Produtores e técnicos irão verificar o desempenho histórico de oito cultivares de arroz, que foram semeadas em oito datas diferentes”, explica Fischer.
O conjunto de técnicas que compõe o sistema de manejo do Projeto 10 será tema da terceira estação. Para avaliação desta tecnologia, será realizada colheita mecânica de uma lavoura. Pesquisadores do Irga, técnicos e produtores avaliarão índices de produtividade, rendimento de grãos inteiros e quebrados, além de outras características relacionadas à qualidade do cereal colhido.
Na quarta estação, afirma Fischer, serão apresentados quatro materiais genéticos selecionados na sub-estação do Irga de Santa Vitória do Palmar. A pesquisa se destina à criação de um cultivar mais adaptado às condições da Zona Sul do Estado.
Na quinta estação será feita avaliação dos resultados obtidos com a implantação do Projeto Clearfield para o controle do arroz vermelho. Também haverá depoimentos de produtores. Encerrando a programação da manhã, haverá uma exposição de máquinas e implementos apropriados às lavouras de alta produtividade.
Às 13h ocorrerá o almoço com a presença de autoridades e lideranças do setor. Na parte da tarde estão previstas duas palestras técnicas, que ocorrerão simultaneamente às 15h. Cenários para comercialização da safra de arroz e importância da qualidade do grão para conquista de mercado serão os assuntos a serem abordados pelos palestrantes. O encerramento do dia de campo está programado para as 17h.