Irga registra novas variedades de arroz irrigado
A alta produtividade é um destaque da IRGA 424. Nos ensaios de rendimento, a variedade atingiu 14,49 mil quilos por hectare
.
As duas novas cultivares que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou em março foram registradas esta semana no Ministério da Agricultura. A IRGA 423 e a IRGA 424 estão credenciadas para a venda, divulgação e multiplicação. Através de edital público, a Instituição credenciará produtores interessados em multiplicar as variedades na próxima safra.
A variedade IRGA 424 tem especial indicação às regiões onde é comum a ocorrência de temperaturas mais baixas, como a Zona Sul e a região de fronteira com o Uruguai. Nas pesquisas, apresentou tolerância ao frio, melhor potencial produtivo e qualidade de grão que outras cultivares. A alta produtividade é um destaque da IRGA 424. Nos ensaios de rendimento, a variedade atingiu 14,49 mil quilos por hectare.
Já a IRGA 423 tem como destaque a sua precocidade, o que favorece a economia de água. A maior produtividade nos ensaios de rendimento foi registrada em Uruguaiana, na safra 2001/02, alcançando média de 11 mil quilos por hectare. A qualidade de grão é similar ao IRGA 417, marca top da lavoura gaúcha.
O chefe da equipe de melhoramento genético do Irga, Sérgio Gindri Lopes, enfatiza que as variedades são duas novas ferramentas disponíveis de manejo integrado para alta produtividade.