Irga retoma venda de arroz, através de leilões, na próxima semana

O volume total ofertado pelo Irga, nos dois leilões realizados em dezembro, foi de 58.134 sacos e a média de preços do total dos lotes negociados pelo Irga fechou R$ 30,32.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) retoma, na próxima terça-feira (12), a oferta de arroz em casca através do Programa Bolsa RS, que tem como parceiros a Bolsa Brasileira de Mercadorias,Corretora Banrisul e a Emater/RS. O volume total ofertado pelo Irga, nos dois leilões realizados em dezembro, foi de 58.134 sacos e a média de preços do total dos lotes negociados pelo Irga fechou R$ 30,32.

O Irga, através deste programa, visa incentivar os produtores a adotar esse importante mecanismo de comercialização, pois a exemplo do ocorrido nos pregões acaba dando um balizador de preço, principalmente num cenário de mercado comprador e de alta.

O leilão privado através de Bolsas de Mercadorias é um instrumento moderno e fundamental na comercialização, possibilitando uma melhor gestão da oferta por parte dos produtores. Segundo o presidente do Irga, Maurício Fischer, a comercialização é uma das prioridades de um estudo realizado pelo Irga, visando a melhoria da rentabilidade na lavoura de arroz do RS, e uma das formas de ser aperfeiçoada e qualificada é através da realização de leilões privados em bolsas de Mercadorias.

O Diretor Comercial do Irga, Rubens Silveira, destaca que após o resultado dos leilões realizados pela autarquia, os preços, naquelas regiões onde se realizaram, alavancaram e acabaram sendo conduzidos para o valor de fechamento do leilão, dando um novo referencial ao mercado.

"No atual momento de comercialização, com preços apresentando muita volatilidade, nominais e pouca referência, o leilão privado além de promover a oferta do produto, permitirá dar uma referência de preço mais realista ao mercado, refletindo a oferta e a demanda pelo produto", afirmou Silveira.

O Irga durante o mês de janeiro deverá dar continuidade aos leilões e sugere aos produtores, caso tenham interesse em participar, que adotem os procedimentos abaixo mencionados:

CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAR DO LEILÃO:

1. Realizar a classificação do produto a ser leiloado pela Emater, sem custos ao produtor, desde que a operação de venda seja realizada.

2. O pagamento inicial e a comissão: total (100%) é realizado em D+1, com pagamento através de Ted gerado pelo próprio sistema, por parte do adquirente.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter