Irga reúne arrozeiros em Cachoeira do Sul
Evento é nesta quinta-feira, com destaque para a pesquisa de técnicas de combate ao arroz vermelho.
O Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) fará um dia de campo na sua unidade de apoio a pesquisas em Cachoeira do Sul nesta quinta-feira, a partir das 14h. Segundo José Patrício de Freitas, responsável pelo departamento técnico do Irga em Cachoeira do Sul, são esperados para o evento cerca de 200 produtores e representates da cadeia produtiva do arroz.
A unidade de pesquisa do Irga em Cachoeira está localizada a cerca de 30 quilômetros da cidade, junto à Barragem do Capané.
No roteiro do dia de campo estão previstas palestras sobre a fertilidade e nutrição de arroz irrigado, práticas de manejo e controle de insetos, evolução de cultivares, linhagens e híbridos na produção de sementes, sistema de produção da variedade clearfild (controle de arroz vermelho) e demonstração de equipamentos para a lavoura.
A variedade de arroz clearfild, o Irga 422 CL, está sendo cultivada em uma área de 40 hectares na propriedade do produtor Astor Wallauer, a cerca de um quilômetro da área de pesquisa do Irga.
O equipamento que será apresentado neste dia de campo é uma grade de enxadas desenvolvida para tapar leiveiros das taipas da lavoura. O material é fabricado pela empresa Marino Hertz.