Irga salvou a Fenarroz, revelou o prefeito na abertura do evento
R$ 150 mil foram destinados para tornar realidade a 17ª edição
.
O Instituto Riograndense do Arroz (Irga), instituição governamental da cadeia produtiva do arroz no Rio Grande do Sul, salvou a realização da 17ª edição da Feira Nacional do Arroz, segundo revelou o prefeito de Cachoeira do Sul (RS) Sérgio Ghignatti durante a solenidade de abertura do evento, nesta terça-feira, no ginásio Arrozão.
Impedido de repassar recursos por estar em ano eleitoral, o prefeito socorreu-se do presidente do Irga, Cláudio Pereira, para garantir o dinheiro que faltava para completar o orçamento da Fenarroz 2012. "Pedi socorro e fui atendido", reforçou ele ao pedir uma salva de palmas para o presidente Batata.
O anúncio do prefeito acabou sendo a única novidade apresentada durante a abertura da feira, que foi prejudicada pelo substancial atraso do governador Tarso Genro.
Ele e sua comitiva, formada também pelo deputado estadual Marlon Santos, partiu de Porto Alegre às 11h45min, chegando a Cachoeira as 12h45min. Outros 10 minutos foram gastos para chegar ao parque.
Como a solenidade estava marcada para as 11h, algumas autoridades abandonaram o ginásio para cumprir outros compromissos.
Além do atraso, Tarso ainda teve de mudar o trajeto de chegada. Avisado pela Brigada Militar de que havia um protesto preparado pelo Cpers em um dos portões, a comitiva mudou o rumo e driblou os manifestantes.
Na verdade, a manifestação resumia-se a uma faixa com os dizeres "Tarso fora da lei", guarnecida por apenas três manifestantes.
O governador foi recebido no aeroporto pelo prefeito Ghignatti, que veio, no carro, de forma objetiva, atualizando o prontuário de pedidos de Cachoeira, principalmente sobre a área do porto, recém desmembrada do cais e agora livre para ser loteada e repassada para empresas investidoras.
No discurso de abertura da Feira, GG pediu aplausos para o governador, agradecendo a participação "decisiva de Tarso na garantia da extensão da UFSM para Cachoeira do Sul".