Irga suspende divulgação do andamento da safra

 Irga suspende divulgação do andamento da safra

Nota do Irga

Pressionada por produtores e conselheiros, autarquia vai realizar amostragem e só anunciará o resultado de safra no final do mês.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) anunciou na sexta-feira que suspendeu a divulgação do andamento da safra do grão no Rio Grande do Sul. Segundo a direção do instituto, somente no final do mês, após um levantamento por amostragem mais detalhado, haverá a divulgação final dos números da safra.

A medida é a resposta do Irga às inúmeras queixas e pressões de produtores, lideranças e até conselheiros, inconformados com os números apurados até a semana anterior, quando a colheita chegava a 97% e indicava uma produtividade superior a 7,8 mil quilos por hectare e projetava uma colheita de 8,3 milhões de toneladas. Este volume seria 420 mil toneladas superior à expectativa de colheita divulgada pela autarquia em fevereiro.

Em nota, o Irga informa que a suspensão se deve à necessidade de apurar de forma mais detalhada o levantamento. Técnicos do instituto deverão realizar visitação aos produtores em todo o estado para levantar dados mais precisos que confirmem ou contestem os números já apontados. O objetivo é divulgar um resultado de safra o mais próximo possível da realidade.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter