Ivo Mello assume presidência na CAAPAS no Canadá
Vice-presidente da Associação do Arrozeiros de Alegrete, representando o Brasil na Reunião Anual da Confederação Americana de Associações para uma Agricultura Sustentável CAAPAS, foi eleito presidente da entidade para um período de dois anos.
O presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Eng Agr Ivo Mello, vice presidente da Fundação Maronna e da Associação do Arrozeiros de Alegrete, representando o Brasil na Reunião Anual da Confederação Americana de Associações para uma Agricultura Sustentável CAAPAS, foi eleito presidente da entidade para um período de dois anos. A reunião aconteceu na cidade de Regina, capital da província de Saskatchewan, Canadá.
Saskatchewan é a província de maior extensão de solos para produção agrícola do Canadá com 40% da área agricultável do país, e possui atualmente um bom programa de adoção de Boas Praticas Agrícolas respondendo as demandas atuais para a produção de commodities agrícolas de forma amigável ao ambiente natural.
Os programas que concorrem para buscar uma agricultura mais sustentável como nos países da América do Sul utilizam como ferramenta básica o Sistema Plantio Direto na Palha, linguagem comum da Confederação.
O Conselho Canadense de Conservação de Solos, um dos integrantes da CAAPAS,é uma ONG com representação de agricultores de todas as províncias do Canadá , responsável por diversos programas de incentivo à adoção do SPD nesta região.
A reunião de hoje foi prestigiada pelo Secretario do Parlamento para o Ministério de Agricultura do Canadá, David Anderson.
Na presidência da CAAPAS, Ivo Mello deverá dar continuidade as ações desta entidade frente a necessidade de informar às populações urbanas sobre os serviços ambientais que o Sistema Plantio Direto tem proporcionado e contribuído para o manejo sustentável dos recursos naturais.
São membros da Confederação a AAPRESID da Argentina, AUSID do Uruguai, CEDELA do Chile, SCCC do Canadá, FEPASIDIAS do Paraguai e a FEBRAPDP com sede em Ponta Grossa, no Paraná.