Japão exportará arroz à China após quatro anos de suspensão
Está previsto que a primeira carga de arroz com destino à China parta dos portos japoneses em julho, e servirá para recuperar um comércio de várias toneladas desse cereal ao ano.
O Japão retomará suas exportações de arroz à China, bloqueadas desde 2003, quando as autoridades do gigante asiático encontraram insetos nos envios, informou hoje a agência “Kyodo”.
O ministro da Agricultura japonês, Toshikatsu Matsuoka, anunciou hoje que se reunirá amanhã com o responsável chinês para assinar o acordo que permita começar com o comércio de arroz.
– Queremos retomar as exportações o mais rápido possível – assegurou Matsuoka.
Segundo a “Kyodo”, está previsto que a primeira carga de arroz com destino à China parta dos portos japoneses em julho, e servirá para recuperar um comércio de várias toneladas desse cereal ao ano.
Os produtores japoneses de arroz acreditam que o arroz japonês atrairá um consumidor chinês com alto poder aquisitivo, devido a sua alta qualidade.
Os dois países decidiram reiniciar as exportações japonesas de arroz durante a última viagem de Matsuoka à China, em janeiro.
O acordo coincide com a reunião entre o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e seu colega japonês, Shinzo Abe, na primeira visita de alto nível de um representante chinês ao Japão em sete anos, que começará amanhã.