Jaraguá do Sul inaugura estação meteorológica nesta quinta-feira

Santa Catarina conta hoje com um sistema de monitoramento ambiental formado por cerca de 200 estações, entre automáticas e convencionais, gerido pela Epagri/Ciram.

Acontece nessa quinta-feira (08), às 10h, a inauguração da estação meteorológica automática de Jaraguá do Sul. O equipamento fica na estrada JGS, 481, Jaraguazinho. A inauguração vai contra com a presença de autoridades municipais e estaduais.

A nova estação será capaz de medir, em intervalos de 15 minutos, dados de temperatura, precipitação, umidade relativa do ar e molhamento foliar. Essas variáveis ambientais são enviadas de forma automática, a cada hora, via sinal de celular, para o banco de dados da Epagri/Ciram, onde são usadas para monitoramento e previsão do tempo, além de embasarem pesquisas científicas sobre o clima da região.

Ela foi instalada pela Epagri/Ciram por meio do projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região abrangida pelas Chuvas em Santa Catarina, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Jaraguá do Sul já contava com um equipamento similar que mede somente nível de chuva.

Santa Catarina conta hoje com um sistema de monitoramento ambiental formado por cerca de 200 estações, entre automáticas e convencionais, gerido pela Epagri/Ciram. O banco de dados da instituição, que reúne informações coletadas desde 1911, ultrapassou em setembro último a casa dos 150 milhões de registros.

Todas as informações são disponibilizadas para a sociedade em tempo real no link monitoramento do site da Epagri/Ciram (http://ciram.epagri.sc.gov.br).

Com a inclusão de Jaraguá do Sul no banco de dados das informações climáticas de Santa Catarina a previsão meteorológica para a região deve melhorar e novas pesquisas focando a melhoria da produtividade das lavouras de arroz, banana e outras culturas poderão ser desenvolvidas. Mais importante, a Defesa Civil de Santa Catarina, como usuária dessas informações, poderá agir na região com mais objetividade na preservação do seu recurso mais importante: vidas humanas.

As chuvas e enchentes de 2008 levaram o município de Jaraguá do Sul a reduzir em 10% a produção de seu principal produto agrícola, o arroz irrigado, com 1.000 ha plantados. Em conjunto, o setor agrícola, o turismo e outras atividades econômicas de Jaraguá do Sul sofreram um prejuízo estimado de R$ 7,47 milhões relacionados a eventos climáticos extremos naquele ano. No último domingo (4 de novembro) a cidade foi atingida por chuva forte e vento que destelhou pelo menos 60 casas, derrubou árvores e postes, danificou estradas e causou estragos em um condomínio de apartamento populares.

Preocupado com a competitividade e a permanência dos agricultores familiares na atividade produtora de alimentos o MDA lançou o projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região abrangida pelas Chuvas em Santa Catarina. A Epagri/Ciram é responsável pela execução do projeto, que tem entre suas metas a reestruturação do sistema de monitoramento climatológico, a fim de disponibilizar informações de clima e condições de tempo de forma mais rápida e mais confiável para os produtores rurais e administradores locais.

SERVIÇO

O que: inauguração da estação meteorológica automática de Jaraguá do Sul
Quando: Quinta-feira, 8 de novembro, às 10h
Onde: Estrada JGS, 481, Jaraguazinho (propriedade do Sr. Delírio Antonio Schwartz)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter