Jogo da ONU arrecada arroz para vítimas no Paquistão

Ser solidário com paquistaneses atingidos pelas recentes enchentes no país virou um jogo virtual da ONU chamado FreeRice (arroz de graça, em inglês).

Ser solidário com paquistaneses atingidos pelas recentes enchentes no país virou um jogo virtual da ONU chamado FreeRice (arroz de graça, em inglês).

Nele, o jogador coloca dez grãos em uma tigela a cada resposta correta que dá ao site (www.freerice.com).

O programa existe desde 2007, mas nessa semana foi impulsionado com a possibilidade de ser jogado em redes sociais, como Facebook. É possível também escolher responder perguntas em diversas línguas, como francês, espanhol e alemão, ou sobre disciplinas como artes e matemática.

Segundo o FreeRice, de acerto em acerto é possível doar milhões. O site afirma ter, por exemplo, distribuído arroz para 108 mil refugiados no Nepal durante três dias e para 750 mil pelo mesmo período em Mianmar, lugares que sofreram com grandes cheias nos últimos anos.

O governo paquistanês estima em 20 milhões os afetados pelas enchentes no país, que tiveram seu pico no mês de julho. Segundo estimativas do governo, os mortos superaram a marca de 2.000.

“Há milhões de pessoas precisando de comida, água potável e tratamento médico, e elas precisam disso agora” disse, em agosto, Jacques de Maio, chefe de operações da Cruz Vermelha.

Além da solidariedade, outro incentivo é melhorar os conhecimentos. “Após jogar FreeRice por um tempo, você vai notar um fenômeno estranho. Palavras que você nunca usou conscientemente vão começar a pipocar na sua cabeça”, afirma uma seção do site.

CUSTOS

Para cada resposta certa aparecem propagandas de produtos. Ao exibir os anúncios, o site recebe um valor, que repassa para o envio de arroz às localidades. O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, que faz as doações e cuida do FreeRice, diz ter uma política de comprar alimentos o mais próximo possível das áreas afetadas, estimulando assim a economia local e diminuindo os custos de transporte.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter