Josapar mais perto de concretizar planta de fertilizantes em Rio Grande (RS)
(Por O Litoraneo/RS) A Josapar, empresa pelotense do ramo de alimentos, cereais, sementes e fertilizantes, dá novos passos para a concretização de sua nova planta industrial, dessa vez no município do Rio Grande. Com um investimento de mais de R$160 milhões, a empresa busca expandir sua atuação no ramo de fertilizantes, e alocar-se em área mais protegida do que atualmente está, às margens do Arroio Pelotas, no município vizinho.
O sonho não é novo. O projeto da Josapar foi anunciado em 2019 com o plano de intenções da empresa em alocar a nova planta em Rio Grande. Em 2021, parte das licenças necessárias foram emitidas. Contudo, foi em 2024, que a empresa conseguiu o financiamento necessário para o projeto.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, em dezembro passado, o financiamento de R$ 152,9 milhões do programa BNDES Emergencial para o Rio Grande do Sul, na modalidade de investimento e reconstrução. Os recursos desse programa foram liberados tendo em vista que a planta existente na vizinha Pelotas, deverá ser desativada em razão dos alagamentos recorrentes.
A nova fábrica terá o dobro da capacidade de produção da planta atual, que é de 60 mil toneladas por ano. Na nova unidade, também serão realizados a mistura e o ensaque dos fertilizantes, serviços hoje feitos por terceiros. Assim, a Josapar mira no mercado brasileiro mas também de países do Mercosul.
No último dia 13 de junho, os representantes da empresa foram recebidos pela prefeita Darlene Pereira. Segundo a empresa apontou à prefeita, conforme estimativas, serão gerados aproximadamente 200 empregos. Segundo o diretor da empresa, Luis Eduardo Santos, ainda não há um local onde as pessoas podem se informar sobre essas vagas. Na fase de obras, serão cerca de 400 empregos diretos.
Próximos passos
A Josapar tem como expectativa o início das obras ainda no mês de julho. Contudo, segundo o diretor da empresa, ainda são necessárias algumas licenças. A licença ambiental do projeto já foi emitida, contudo, o projeto ainda aguarda autorização da Secretaria de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária.
Uma audiência pública é necessária antes dessa autorização do projeto por parte da Secretaria. Segundo o secretário de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, Glauber Gonçalves, a atividade deverá ocorrer na próxima semana, agora que todos os documentos entregues já foram analisados.
Início das operações
A expectativa é de que a unidade da Josapar em Rio Grande esteja em pleno funcionamento a partir de 2027.