Juntos para sempre

 Juntos para sempre

Marie, da Crop Trust, e Matthew Morell, do Irri: proteção perpétua

Global Trust e Irri firmam acordo que financia eternamente o banco
mundial de sementes .

 A maior coleção de sementes genéticas de arroz do mundo, com 136 mil acessos, receberá financiamento permanente para a conservação e o compartilhamento do material básico da cultura que alimenta mais de três bilhões e meio de pessoas em todo o planeta. O acordo entre o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (Irri) e o Global Crop Diversity Trust (organização para a preservação global de alimentos) garante financiamento anual de US $ 1,4 milhão e foi assinado ao final de outubro, no 5º Congresso Internacional do Arroz, em Cingapura.

“É uma notícia fantástica para o futuro da pesquisa do arroz”, disse Matthew Morell, diretor geral do Irri. “Metade da população mundial come esse grão todos os dias e o banco genético do Irri é fundamental para os esforços globais no sentido de tornar o setor arrozeiro mais resiliente, sustentável e equitativo. O financiamento do Crop Trust permite que o instituto use sua grande e diversificada coleção em benefício global”, reconhece Morell.

Cientistas internacionais usam as sementes armazenadas na instalação de alta tecnologia do instituto em Los Baños, Filipinas, para desenvolver variedades melhoradas. Elas podem suportar, por exemplo, os impactos das mudanças climáticas como inundações e secas severas, doenças e outros fatores de risco, enquanto mantém o ritmo de desenvolvimento para atender à demanda crescente da população mundial e as mudanças nas preferências dos consumidores.

Até 2050, estima-se que o consumo anual do mundo aumente de 450 milhões para 525 milhões de toneladas em base beneficiado. Os asiáticos comem mais de 90% do volume; os 515 milhões de famintos da região são particularmente dependentes do alimento. Além disso, a demanda na África cresce quase 7% ao ano.

FIQUE DE OLHO
Conservados no banco de genes do Irri estão os ancestrais e descendentes do IR8, o primeiro arroz de alto rendimento do mundo. Desenvolvido por pesquisadores do Irri, o “arroz milagroso” resgatou a Ásia, que estava à beira da fome, na Revolução Verde nas décadas de 1960 e 1970. Com base nas variedades e no manejo, uma série de inovações agrícolas transformou a agricultura nos países em desenvolvimento. O arroz foi cultivado nas Filipinas, Vietnã, Mianmar (depois Birmânia), Camboja, Indonésia, Malásia e Índia. A influência do IR8 também pode ser atribuída a variedades de arroz cultivadas especialmente na América Latina e no Brasil por meio da difusão do material genético do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), da Colômbia, e do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar).
A coleção também inclui espécies selvagens, que foram usadas para desenvolver cultivares que toleram o calor e a seca e resistem a pragas e doenças.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter