Kepler Weber 80 anos

 Kepler Weber 80 anos

Primeiro lugar na categoria profissional do concurso fotográfico promovido pela FAO para o Ano Internacional do Arroz (2004). Autoria: Vu Nguyen, do Vietnam

Uma exposição fotográfica com quase mil imagens contando a trajetória da Kepler Weber nas oito décadas de sua existência marcou o aniversário do grupo. A atividade aconteceu na cidade de Panambi, no Rio Grande do Sul, onde nasceu a indústria. Fundada em 12 de maio de 1925, a pequena ferraria se transformou em uma empresa líder mundial na produção de sistemas de armazenagem e atualmente tem filiais em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e Bauru (São Paulo). A Kepler Weber é presidida por Othon D’Eça Cals de Abreu e seus produtos estão presentes em todos os continentes. 

 

Japinha paulista

 O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em São Paulo, desenvolveu o primeiro tipo de arroz nacional produzido para a culinária japonesa. A variedade é específica para a produção de sushi, tradicional prato oriental e muito apreciado pelos brasileiros. O IAC 400 foi exposto no Agrishow de Ribeirão Preto. Segundo Cândido Bastos, pesquisador do IAC, o grão é do tipo médio, com cinco ou seis milímetros de comprimento, e tem qualidade excelente, comparada aos melhores produtos importados. A variedade apresentou uma produtividade média de 5,2 mil quilos por hectare, considerada excelente.

 

Zaccaria 80 anos

 A Zaccaria, indústria líder de mercado no ramo de máquinas para beneficiamento de arroz, completará no mês de agosto 80 anos. A empresa exporta equipamentos para mais de 40 países, e somente no Brasil, cerca de oito milhões de toneladas de grãos de arroz são beneficiados com máquinas da marca Zaccaria. A empresa tem sede em Limeira, São Paulo, e uma filial no município de Várzea Grande, no estado do Mato Grosso. Fundada em 11 de agosto de 1925, a Indústrias Machina Zaccaria oferece uma linha diversificada de máquinas para arroz branco e parboilizado.

 

Mudanças no Flar

 Reunião na Costa Rica, em abril, marcou o final de mandato do brasileiro Pery Sperotto Coelho na presidência do conselho de administração do Fundo Latino-americano e para o Caribe de Arroz Irrigado (Flar). Eduardo Rojas, da Costa Rica, é o novo presidente. Pery Coelho, também presidente do Irga, agora ocupa o cargo de vice-presidente, até então ocupado por Rojas. A passagem do brasileiro pela presidência buscou diversos países para a instituição. Integram o Flar: Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Uruguai, Venezuela, México, Equador e o Ciat, da Colômbia, como instituição de suporte. Honduras, Guiana e Panamá firmaram termo de ingresso e estão em negociações com Peru, Chile, Argentina, Bolívia e Paraguai e o Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz (IRRI).

 

Congresso

1 – O 4º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 26ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, realização da UFSM e promoção da Sociedade Brasileira do Arroz Irrigado (Sosbai), está com as inscrições abertas. O evento, que está agendado para os dias 9 e 12 de agosto de 2005, no Park Hotel Morotin, em Santa Maria, visa reunir um público de 700 participantes, entre técnicos, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área. Do evento devem sair as novas Recomendações Técnicas para a Cultura do Arroz Irrigado para o Sul do Brasil.

2 – As temáticas dos painéis serão “Ferra-mentas biotecnoló-gicas para o arroz do futuro”, “A questão ambiental na lavoura arrozeira” e “Produção e mercado nos elos da cadeia produtiva”. Já os temas das palestras serão “Agricultura de precisão”, “Fluxo gênico”, “Persistência do Imazethapyr no ambiente” e “O programa Harvest Plus”, enquanto que a abertura vai tratar sobre a situação e perspectiva da produção de alimentos no Brasil e no mundo.

 

Bayer lança seu híbrido

A Bayer, indústria multinacional do setor químico-farmacêutico, está colocando no mercado uma nova variedade de arroz híbrido. O Arize 1003 foi oficialmente apresentado agora em maio, em evento no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. Segundo a Bayer, o híbrido Arize 1003 é altamente produtivo e apresenta tolerância a algumas doenças. Com ciclo médio de 130 dias, as parcelas experimentais chegaram a render até 73% mais que a melhor variedade usada como testemunha. Em áreas de teste nas cidades de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete e Pelotas, a média de produtividade foi de 10,1 toneladas de arroz por hectare.

 

Paranenses criam sua associação

Foi criada no último dia 28 de abril a Associação dos Produtores de Arroz Irrigado do Paraná (Apai/PR). A entidade terá sua sede no município de Querência do Norte, região noroeste do estado do Paraná. Essa região é responsável por 95% da produção de arroz do estado. Querência do Norte ostenta o título de capital do arroz irrigado do Paraná. 

A associação está instalada na sede do Sindicato Rural Patronal de Querência do Norte, na Rua Maria de Lourdes Cardoso, 1682. Contatos podem ser feitos pelo telefone (44) 3462-1553 ou pelo e-mail apaipr@bol.com.br. O presidente é o arrozeiro Kleber Hudson Canassa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter