Kepler Weber prevê redução de até 2% na safra deste ano

Brasil tem um déficit de armazenagem de 30%.

O presidente da Kepler Weber, Othon Abreu, afirmou nesta quarta-feira, no Fórum de Logística da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) que a quebra da safra na região Sul, provocada pela estiagem, deverá resultar na diminuição da área plantada entre 1% a 2% neste ano.

Segundo ele, as entregas de fertilizantes ao consumidor final caíram 25% no primeiro semestre em relação à igual período do ano passado. Outro indicador importante é que a participação do complexo soja na balança comercial do Brasil deve ficar 3m 20% neste ano, contra 25% registrado em dezembro do ano passado.

Abreu afirmou que os produtores estão utilizando recursos próprios para fazer o plantio da safa de verão e enfrentam dificuldades para conseguir a liberação de financiamentos para investir em armazenagem e irrigação. “A burocracia no governo faz com que a liberação de recursos do Moderinfra seja muito lenta. Do total de R$ 800 milhões disponíveis no programa, o setor só consegue ter acesso a 50% do total, pois a demora é de 150 dias para liberação.”

Ele afirmou que a Kepler Weber fechou o primeiro trimestre com prejuízo, que dificilmente será revertido no primeiro semestre deste ano. Ele estima que existe um déficit de 30% na capacidade armazenagem de grãos no País, que necessidade de aumento anual da ordem de 560 mil toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter