Klein defende alternativas para comercialização do arroz gaúcho

O dirigente defendeu a garantia de mercado para o produto, antes de se pensar em diminuição da área de plantio em território gaúcho.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Odacir Klein, participou no início da tarde desta terça-feira (30) do fórum Cenários e Perspectivas para a Cadeia Produtiva do Arroz, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na 28ª Expointer. O dirigente defendeu a garantia de mercado para o produto, antes de se pensar em diminuição da área de plantio em território gaúcho.

Klein afirmou que hoje “produzimos o suficiente para o abastecimento do mercado, porém há excedente e não podemos estocá-lo, pois corremos o risco de precisarmos armazenar a próxima safra em substituição”.

Conforme o secretário da Agricultura há dois caminhos para anular os entraves à comercialização do cereal. De acordo com Klein, “o primeiro é buscar condições para a exportação e, segundo, demonstrar o valor nutricional do produto, inclusive desmistificando o princípio de que o arroz engorda. E é neste sentido que o Governo do Estado vai começar campanhas publicitárias para falar sobre as qualidades nutricionais do arroz”. O Rio Grande do Sul é responsável hoje por aproximadamente 50% da produção brasileira do grão.

O seminário é promovido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA) e Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento tem o apoio da federações da Agricultura (Farsul), das Associação de Arrozeiros (Federarroz) e das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul (Fearroz), sindicatos das Indústrias de Beneficiamento de Arroz (Sindarroz) e das Indústrias de Beneficiamento de Arroz de Pelotas (Sindapel).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter