Lagoa da Confusão/TO aumenta em 14% a produção de arroz irrigado

No levantamento dos dados, a Conab informa ainda que a cultura do arroz irrigado em todo o Estado teve um crescimento de 8% na produção.

A região sudoeste do Tocantins, principalmente o município de Lagoa da Confusão, bate mais um recorde na produção do arroz irrigado. Segundo dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, a produção do arroz irrigado para a safra 2010-2011 deve aumentar 14% em relação à safra anterior, destacando o município como o maior produtor desta cultura no Tocantins.

No levantamento dos dados, a Conab informa ainda que a cultura do arroz irrigado em todo o Estado teve um crescimento de 8% na produção. Uma outra cultura em destaque e lidera o ranking das exportações é a soja. Nesta safra, a produção no Estado deve aumentar 3,6%.

Centro de pesquisa

Para incentivar ainda mais a produção irrigada no Sudoeste, a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário – e parceiros estão criando na região um Centro de Pesquisa para fomentar a produção do arroz .

A expectativa é que o Centro de Pesquisa seja implantado ainda neste primeiro semestre. As pesquisas serão voltadas para as variedades de arroz com melhoramento genético, ou seja, com alto padrão de qualidade para o consumo e resistentes às doenças.

Atualmente a região, que compreende os municípios de Pium, Formoso do Araguaia, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Dueré produz arroz numa área de 62 mil hectares. Segundo informações do presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Marcos Moura, 90% do arroz produzido é exportado para os estados da região Norte e Nordeste, principalmente Pará, Maranhão e Piauí.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter