Laos vê aumento da receita com exportação de arroz para a China

O mercado chinês é cada vez mais atraente para as empresas em vários campos.

O Laos ganhou mais com a venda de arroz para a China nos últimos anos devido a acordos de preferência comercial entre os dois países.

Em 2017, o valor do arroz vendido pelo Laos à China foi de 5,6 milhões de dólares. Esse número aumentou para 7,25 milhões de dólares em 2018 e para 14,54 milhões de dólares em 2019, de acordo com o Ministério da Indústria e Comércio do Laos.

O mercado chinês é cada vez mais atraente para as empresas em vários campos. Isso é impulsionado pelas mudanças demográficas rápidas na China, junto com o aumento da renda, o aumento dos gastos dos consumidores e um ambiente de negócios cada vez mais aberto, informou o diário local Vientiane Times na quarta-feira.

O crescimento econômico da China aumentou e desempenha um papel importante na economia da ASEAN, afirmou o relatório. As preferências comerciais das quais o Laos e a China fazem parte incluem o Acordo de Livre Comércio ASEAN-China (ACFTA), afirmou o relatório.

Como resultado, o crescimento do comércio entre o Laos e a China aumentou bastante, principalmente no âmbito do ACFTA.

As Preferências Comerciais oferecem aos empresários do Laos a chance de exportar mais mercadorias para a China, pois esses acordos fornecem tratamento especial e diferenciado, principalmente em termos de redução ou isenção de tarifas e atração de investimentos estrangeiros.

O Laos possui uma cota de exportação de 50.000 toneladas de arroz polido do governo chinês. No entanto, os efeitos de desastres naturais podem representar um desafio para os exportadores de arroz do Laos no cumprimento da meta, afirmou o relatório.

A China é o maior mercado de exportação de arroz do Laos e o segundo maior parceiro comercial do país. (Com agências internacionais).

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