Lavoura Comunitária deve colher 2.400 sacas de arroz (GO)
Produtores ajudaram no ensacamento do arroz
Serão beneficiadas 80 famílias da região, que participaram do manejo da lavoura.
Aconteceu durante essa semana a colheita da lavoura comunitária da Prefeitura de Iporá . Ao total vão ser colhidos 2.400 sacas de arroz essa produção que está mais produtiva do que em anos anteriores. A plantação foi nas proximidades do povoado de Goiaporá, em uma área arrendada pela Prefeitura de Iporá com 14,5 alqueires. Vão ser beneficiadas com a lavoura 80 famílias que são divididas em 4 grupos: Vila José Cândido Vieira, Vila Brasília, Rosas dos Ventos e funcionários da Prefeitura.
As famílias participaram da colheita da seguinte maneira: na capina da lavoura, no ensacamento e costura das sacas. Segundo Fernanda Cibele Rocha, secretária de agricultura, o resultado da colheita foi excelente, com 78% da produção sendo destinado para as famílias, 10% para à Prefeitura, 10% para o proprietário da terra, 2% para OVG (Organização das Voluntárias de Goiás). Cada família ficou com 20 sacas em média.
A lavoura foi coordenada pela secretária de Agricultura Fernanda Cibele Rocha e contou com a ajuda de dois estagiários do curso de Agropecuária do IF Goiano (Priscila Rabelo e Rhennan Lázaro). O governo de Goiás, por meio da Seagro, participou de Convênio com a Prefeitura, cedendo sementes e insumos para o plantio.
A Prefeitura Municipal de Iporá vem cumprindo seu papel em dar incentivos e criando os meios para que o projeto da lavoura comunitária possa estar beneficiando as famílias carentes e incentivando-as a produzirem seu próprio alimento para sua subsistência.