Lavoura de arroz deverá crescer 1% em Cachoeira do Sul (RS)

Irga projeta 33.300 hectares. No RS, 2% de crescimento.

O coordenador regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), engenheiro agrônomo Jaceguay de Barros, projeta que a área destinada ao arroz crescerá 1,1% e com isso chegará a 33.300 hectares nesta safra em Cachoeira do Sul. Ele estima ainda que cerca de 35% da lavoura será cultivada com o sistema pré-germinado, alternativa para evitar o arroz vermelho. Barros acrescenta que a área de soja na várzea em Cachoeira também seguirá estabilizada, chegando perto de 13 mil hectares. A soja na várzea despontou nos últimos anos como alternativa de rotação de culturas em solos encharcados.

No estado, o Irga prevê um aumento de 2% na área. Isso significa 1,100 milhão de hectares contra 1,078 da safra passada. Para o presidente do Irga, Claudio Fernando Brayer Pereira, nesta safra as condições climáticas estão favoráveis ao plantio. No mesmo período no ano passado havia água para apenas 54% da área e neste ano 93% da lavoura está garantida.

ÓTIMOS RESULTADOS

De acordo com Pereira, com as boas condições do clima e com o mercado de arroz e soja estabilizado devido aos preços atrativos a tendência é os produtores terem "uma colheita com ótimos resultados". A expectativa é que a produtividade gaúcha aumente 3,2%, passando de 7.497 para 7.733 quilos por hectare.

IMPORTANTE
Para a safra 2013/2014 existe a intenção de plantar soja em rotação com arroz em 296.442 hectares, uma área 9% maior que a safra anterior no Rio Grande do Sul.

Primavera de pouca chuva
O meteorologista do Irga, Glauco Freitas, afirma que a tendência é pouca chuva e com distribuição irregular durante a primavera no estado. “A previsão é de redução de 20% a 40% nas chuvas da primavera em relação à média histórica e o verão também deverá ser mais seco”, projeta Freitas.
O diretor técnico do Irga, Sérgio Lopes, recomenda aos produtores aproveitarem as oportunidades de semeadura na época preferencial, principalmente na segunda quinzena de setembro e no mês de outubro, que prometem ser menos chuvosos e com temperaturas mais adequadas à germinação do arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter