Lavoura de arroz tem 27% da área colhida
De acordo com os técnicos do Irga, muitas lavouras permanecem no estágio reprodutivo e ainda podem ser atingidas pelo frio característico da entrada do outono, o que provocaria a diminuição dos rendimentos.
O clima seco ajudou e a colheita do arroz chegou a 27,3% da área plantada no Estado. O percentual, conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), praticamente dobrou em relação à última semana e a produtividade média está acima de 7 mil quilos por hectare, impulsionada pela Fronteira Oeste que, até o momento, não enfrentou nenhum problema climático.
De acordo com os técnicos do Irga, muitas lavouras permanecem no estágio reprodutivo e ainda podem ser atingidas pelo frio característico da entrada do outono, o que provocaria a diminuição dos rendimentos. No Estado há 12,7% da área nessa fase. Mas é na Zona Sul, com 32% das lavouras no estágio reprodutivo, que poderá acontecer as maiores perdas.
A Fronteira Oeste, com 40% da área colhida, e a Campanha, com 30%, são as regiões mais avançadas no processo. Os municípios que abrangem Santo Antônio da Patrulha têm 24% da colheita finalizada e a Depressão Central tem 21%. São Borja, com 74% do procedimento concluído, deverá ser o primeiro município a finalizar a colheita do arroz no Rio Grande do Sul.