Lavoura gaúcha tem boas perspectivas em potencial produtivo

Cerca de 10% da lavoura de arroz já estão em floração.

A cultura do arroz apresenta boa perspectiva em relação ao potencial produtivo nas regiões da Fronteira Noroeste e Campanha. As lavouras têm demonstrado bom desenvolvimento vegetativo, favorecido pela umidade do solo e por dias com ótima luminosidade e calor. Nas regiões Central, Vale do Taquari e Jacuí Centro, as lavouras estão sendo manejadas para controle de plantas daninhas com adubação em cobertura e irrigação.

Atualmente, a lavoura de arroz encontra-se na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, com 90% da área, percentual próximo aos 88% verificados na média dos últimos cinco anos para a cultura, nesta mesma época. Outros 10% de área estão em floração.

5 Comentários

  • Interessante analise da EMATER final do ano e lavouras em fase de germinação segundo eles mesmo escreveram e com bom potencial produtivo …

  • A Emater e seus técnicos sempre com potencial de avaliação extremamente otimista, haja visto o comentário meio confuso, veja-se: germinação e desenvolvimento vegetativo em 90 % da área ???….. estádio germinativo ou vegetativo …..se está em germinação não está em estadio vegetativo não é mesmo ???….e se estiver em germinação, havemos de convir, lavouras plantadas fora de época (germinando em dezembro) de forma alguma poderão ter bom bom potencial produtivo!!

  • As lavouras estão bonitas esse ano e se não houver um cataclisma vai dar bastante arroz. Ocorre que na Depressão Central e Vale do Taquari grande parte da lavoura foi plantada em final de novembro e inicio de dezembro. Estão todas bem germinadas. Esse ano conseguiram controlar os aguapés e outras invasoras.

  • Caro Flávio, sem desmerecer as lavouras da Depressão Central e Vale do Taquari, áreas plantadas depois do dia 10 de novembro em diante entrando em dezembro, reduzem drasticamente a cada dia seu potencial produtivo. Pois a época de semeadura é um dos fatores mais importantes para garantir o potencial produtivo do arroz irrigado, afetando diretamente o número de panículas por metro quadrado. Isto sem entrar no mérito dos demais fatores envolvidos no cultivo deste nobre cereal. Quem consegue plantar toda a sua área dentro do mês de outubro, e isto é notório nos dias atuais, poderá indiscutivelmente, poderá contar com todo o potencial geneticamente produtivo das variedades atualmente cultivadas aqui no estado. Portanto plantio extemporâneo em qualquer região do RGS acarretará grande perda de produtividade. Fato. Neste aspecto as pesquisas do IRGA e EMBRAPA são enfáticas e corretas.!!

  • e esse monte de agua em plena floração, dependendo do estadio chega a 40 por cento de aborto de flores, EMATER, IRGA, EMBRAPA … ninguém se manifesta?

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter