Lavoura orizícola gaúcha tem 47% da área semeada
Chuvas fortes seguem atrasando o processo de plantio e, em algumas zonas, como no Vale do Taquari, o arroz plantado está sob a água das enchentes.
Embora as interrupções de plantio causadas pelas chuvas ocorridas nos últimos dias, o plantio da safra de arroz avançou e continua adiantado em relação a safra passada. Dados do Irga apontam que 47% da área está semeada no Rio Grande do Sul. Para este mesmo período, a safra 2007/08 estava com apenas 27% da área plantada.
A Fronteira Oeste tem 60% da área semeada. A região da Campanha tem cerca de 56%. A Zona Sul tem 77%, a Depressão Central tem 18,7% e a Planície Costeira Externa tem 19% do processo concluído. Já, a Planície Costeira Interna está com 36% do plantio concluído. Segundo o agrônomo do Irga de Uruguaiana, Gustavo Hernandes, choveu em alguns municípios o que prejudicou a evolução da semeadura da região.
– Mas, em relação a safra passada, a área semeada da região está adiantada.
De acordo com agrônomo do Irga de Rosário do Sul, Jair Flores Junior, se o clima for favorável, a expectativa para a próxima semana é que 80% da área da região da Campanha esteja plantada. O município de Dom Pedrito teve um reajuste de área, de 45 mil hectares para 48 mil hectares.
De acordo com o coordenador regional da Depressão Central, Jaceguay Barros, a precipitação acumulada (chuvas) no período foi cerca de 350 a 390 mm. A época de semeadura recomendada pelo Irga é até a primeira quinzena de novembro.