Lavouras de arroz têm boa evolução no RS

Se, na condução das lavouras, os produtores não enfrentam dificuldades, na comercialização o cenário é bem distinto.

A cultura de arroz evolui de maneira satisfatória no Rio Grande do Sul devido ao tempo seco e ensolarado verificado na Metade Sul do Estado, onde se concentra a maior área de produção. No momento, a fase de desenvolvimento vegetativo é a que predomina na maior parte das lavouras,
alcançando 68% delas. Entretanto, devido às condições observadas até aqui, a atual safra se mostra bem adiantada se comparada com anos anteriores, com a cultura apresentando um percentual expressivo de lavouras nas fases de floração e enchimento de grãos.

Se, na condução das lavouras, os produtores não enfrentam dificuldades, na comercialização o cenário é bem distinto. As cotações praticadas pelo mercado seguem em patamares muito aquém do desejado e necessário para uma rentabilidade adequada ao agricultor. Nesta semana, o preço médio da saca de 50 kg teve uma queda de 2,86% em relação ao preço da semana passada, sendo negociada pelo produtor a R$ 23,11. A diferença em relação ao preço do ano passado, nesta mesma época, chega a 33,46%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter