Leilão do PEP negocia toda a oferta

Expectativa é de maior concorrência no próximo leilão
.

O terceiro leilão de Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) do arroz de 2006, realizado na última quinta-feira (30), concretizou negócios para 100% da oferta. Foram disponibilizadas pela Conab 50.000 toneladas para o Rio Grande do Sul e 10.000 toneladas para Santa Catarina. O prêmio fechou em R$ 139,00 a tonelada – R$ 6,95 por saca.

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) chama a atenção dos produtores, indústrias, cooperativas e cerealistas que o principal objetivo do programa é a exportação para países que não pertençam ao Mercosul.

– Precisamos conquistar novos mercados. Só assim diminuiremos os estoques do bloco e poderemos ter preços menores – estima.

Ele também faz um alerta aos produtores:

– É preciso ficar vigilante e cobrar das indústrias o compromisso firmado no Ministério da Agricultura de que o arroz adquirido por meio do PEP será exportado.

Até agora foram ofertadas 180 mil toneladas de arroz por meio desse mecanismo – 150 mil toneladas para o grão gaúcho e 30 mil toneladas para o catarinense. Nas próximas semanas serão realizados novos pregões até atingir o volume de 300 mil toneladas. O parlamentar gaúcho, com o apoio daS entidades representativas do setor, negocia com o Ministério da Agricultura e Conab o anúncio de mais 600 mil toneladas.

Ao final do leilão, indústrias, trades, corretoras, representantes da BM&F e da Conab ventilaram a possibilidade de uma flexibilização em uma das regras dos leilões para permitir o acesso ao sistema de pequenos engenhos de arroz. A expectativa para o próximo leilão é de uma procura ainda maior, com provável redução no prêmio, por causa da virada de mês.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter