Leite de arroz é a novidade da Expointer
Se depender da opinião dos participantes do 2° dia do arroz: da lavoura ao consumidor, que aconteceu nesta segunda-feira(28), a novidade está aprovada.
Em busca de soluções para a diminuição do consumo per capta do arroz no Brasil, o Irga apresentou mais uma novidade durante a 29° Expointer: o leite de arroz. A hortchata, nome original da bebida, surgiu na Espanha e é composta por amendoim, coco e arroz branco. E se depender da opinião dos participantes do 2° dia do arroz: da lavoura ao consumidor, que aconteceu nesta segunda-feira(28), a novidade está aprovada.
Segundo a nutricionista do Irga, Angélica Magalhães, o atual cenário do mercado orizícola apresenta elevação nas taxas de produtividade e queda no consumo per capta. Para divulgar os derivados do grão e garantir uma melhor renda aos produtores, o Governo do Estado, através da Autarquia, lançou na Expointer passada uma campanha para incentivar o consumo. Foi criado o Centro do Excelência do Arroz e dois trailers itinerantes circulam o Rio Grande do Sul, divulgando os produtores que podem ser obtidos com cereal.
Magalhães palestrou no evento sobre a inserção da farinha de arroz na merenda escolar e a utilização deste derivado em larga escala pela população.
– Hoje metade do trigo consumido no Brasil é importado – lembrou ressaltando que a farinha de trigo pode ser substituída de maneira parcial ou total pela de arroz em pães, massas e biscoitos.
Inclusive alguns municípios já demonstraram interesse em colocar estes produtores à base do cereal na alimentação da rede escolar municipal.
Os participantes do evento experimentaram o pão misto, com farinha de trigo e de arroz.
No 2° dia do arroz: da Lavoura ao consumidor, o presidente do Irga, Maurício Fischer, lembrou o trabalho realizado pela Instituição nas lavouras gaúchas.
– Em conjunto com os produtores, aumentamos a produtividade de maneira significativa nos últimos três anos – falou Fischer na abertura do evento.