Livro faz retrospectiva sobre qualidade de grãos

Publicação da Embrapa Arroz e Feijão retrata a história da evolução da qualidade de grãos e padronização.

Publicação recém-lançada pela Embrapa Arroz e Feijão aborda as mudanças na comercialização do arroz, principalmente nos últimos 50 anos, e que foram influenciadas pela alteração dos critérios de padronização e classificação do cereal. Um dos objetivos da obra é instigar a discussão de estratégias que confiram não apenas maior sustentabilidade ao processo produtivo, mas também que aprimorem o conhecimento das características organolépticas e fisico-químicas que definem a qualidade do arroz.

De autoria de Carlos Magri Ferreira, Beatriz da Silveira Pinheiro, Ivan Sergio Freire de Sousa e Orlando Peixoto de Morais, o livro “Qualidade do arroz no Brasil: Evolução e padronização” (61 pág.) pode ser adquirido ao valor de R$ 10,00. Informações: (62) 533-2123.

A apresentação do livro, escrita por Beatriz da Silveira Pinheiro, destaca que “ao focar a qualidade, que abrange uma multiplicidade de aspectos, desde a padronização e classificação do produto até os aspectos nutricionais, de aparência e de sabor, bastante relacionados com preferências intrínsecas às cultivares e aos mercados, o livro traça uma retrospectiva histórica desses fatores e de sua relação com o mercado”.

E ainda: “Espera-se que um conhecimento mais amplo dos fatores relacionados à qualidade de grãos do arroz e às preferência de consumo, tópicos explorados de forma consubstanciada no presente documento, venha a contribuir não somente para fortalecer a inserção desse importante produto em nichos ainda não explorados no mercado interno e reverter o preocupante quadro de redução de consumo, como também para estabelecer o arroz do Brasil e do Mercosul no mercado internacional”. Beatriz da Silveira Pinheiro é chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter