Lula disse que vai financiar produção de arroz em outros estados
(Por Agência Brasil) Após o desabastecimento de arroz no Brasil, devido à crise climática no Rio Grande do Sul, o presidente Lula disse que vai financiar a produção do grão em outros estados. Ao falar da importação emergencial desse produto, Lula ainda citou o cancelamento do leilão.
O presidente fez a declaração nesta sexta-feira (21), durante entrevista à Rádio Meio, em Teresina, onde anunciou cessões de terrenos da União para o estado do Piauí.
Quando o presidente fala em “falcatrua”, ele se refere às denúncias de que as empresas que venceram o leilão não eram empresas de arroz e sequer tinham condições de fazer a importação. Um novo leilão foi comunicado pelo governo, mas ainda não tem data marcada, porque depende de um novo edital.
Outro assunto que o presidente mencionou na entrevista foi o Projeto de Lei dos jogos e apostas, que aguarda votação no plenário do Senado, depois de aprovado na Câmara. Caso o projeto seja aprovado no Senado, Lula adiantou que não vê motivos para não sancionar o PL, apesar de não acreditar na promessa de geração de empregos.
*Nota do Editor: o que a Agência Brasil chama de “desabastecimento” no texto oficial, já foi esclarecido pela cadeia produtiva e acolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como uma situação atípica de crise logística por conta da crise deflagrada com a queda de pontes, barreiras e inundações de estradas que impediu o fluxo normal de abastecimento do varejo pelas indústrias gaúchas de arroz. Ainda assim, em nenhum momento, e apesar de algumas redes varejistas limitarem o volume de comercialização do arroz a alguns pacotes de cinco quilos, não se tem notícias de “desabastecimento”, uma vez que tão logo as águas baixaram rapidamente a demanda dos retalhistas foi suprida.
1 Comentário
Temos que plantar 500.000 hectares de arroz e o resto de soja! E deu… O governo do AMOR se transformou no ODIO contra o Agro… E quanto mais a barca afunda, mais medidas erradas eles cometem. Certo que sairá a CPI do Arroz e que essas falcatruas serão esclarecidas! Ninguém nesse Brasil de Deus vai plantar arroz prá depois vender a $ 75… Tomar empréstimo e pagar juros para depois ter que vender abaixo do preço de custo não me parece uma coisa racional!