Lula pode vir à 15ª Abertura da Colheita do Arroz

Os ministros Roberto Rodrigues e Aldo Rebelo já confirmaram presença.

A comissão organizadora da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 24 a 27 de fevereiro em Dom Pedrito (RS), esforça-se para confirmar a presença do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva no evento. Quinta-feira, o presidente recebeu o presidente da Federarroz, Valter José Pötter, a rainha e as princesas da 15ª Abertura Oficial em uma audiência no Aeroporto Salgado Filho e informou que fará um esforço para estar presente, mas lembrou que isso depende de sua agenda.

O presidente Lula posou para fotos com os integrantes de uma comissão de arrozeiros, a rainha e princesas da festa. O grupo também fez um relato sobre a crise que preocupa o setor. Os orizicultores gaúchos pediram a intervenção de Lula no sentido de ampliar os recursos destinados a mecanismos de comercialização e, principalmente, dar atenção ao pedido de salvaguardas para evitar o ingresso indiscriminado de produto do Mercosul e de terceiros mercados que podem inviabilizar a lavoura nacional.

Enquanto a presença do presidente da República ainda é negociada, no entanto, foram confirmadas as presenças de dois ministros de Estado. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que já havia anunciado sua ausência da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz por estar em viagem ao exterior, confirmou presença ao presidente da Federarroz, Valter José Pötter. A viagem internacional foi adiada. Agora foi a vez do ministro de Coordenação Política e Assuntos Institucionais da Presidência da República, Aldo Rebelo, confirmar presença em Dom Pedrito no próximo dia 27 de fevereiro.

Para Pötter, a confirmação destes dois ministros demonstra que o movimento arrozeiro vem ganhando força e respeito junto ao Governo Federal e à sociedade brasileira a partir de ações concretas e proativas que está adotando. “A estratégia de mostrar nossos problemas à sociedade está dando certo e o Governo Federal já conseguiu assimilar os danos que estão sendo provocados para a economia brasileira por esta política de porteiras abertas para excedentes do Mercosul e de outros países e a importância de suas ações para nosso setor”, frisou. Outros dois ministros estudam vaga na agenda para visitarem o evento.

O governador Germano Rigotto e o secretário estadual da Agricultura, Odacir Klein, já confirmaram presença. Nos próximos dias, no entanto, representantes da Federarroz e da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, promotora do evento, visitarão o governador para encaminhar o convite formal. A abertura simbólica da colheita acontecerá no dia 27 de fevereiro na Estância Guatambu. O almoço e os debates com os ministros e demais autoridades sobre a safra 2004/2005, seguidos pela assembléia geral da Federarroz, acontecerão no Parque Juventino Corrêa de Moura, do Sindicato Rural de Dom Pedrito.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter